A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), o Instituto de Estudos Trabalhistas e Sociais do Ceará (INETRA) e a Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (AJAFORTE) estão buscando uma solução para o atendimento à Classe na Caixa Econômica Federal (CEF) no Fórum Autran Nunes. Os profissionais são obrigados a esperar até duas horas para solicitar expedição de alvará. O problema começou quando o antigo posto da CEF foi transformado em agência, acabando com a exclusividade no atendimento aos advogados e advogadas.

Para buscar uma solução, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, esteve na Caixa Econômica acompanhado por diretores das outras duas entidades. Recebido pelo gerente José Nilo Benevides, Valdetário apresentou várias sugestões enquanto o banco não encontra uma solução definitiva.

Dentre as propostas, está a realização de convênio entre a Ordem e a CEF possibilitando que um funcionário da Secional receba toda a documentação relativa aos alvarás do FGTS, e a entregue no setor responsável da Caixa. Caberá ao advogado apenas a obrigação de passar posteriormente na CEF para assinar o recebimento. Outra sugestão é a implantação de um caixa no posto avançado específico para o advogado, pelo menos para os alvarás simples.

O presidente da Secional sugeriu também que seja colocado um posto avançado da CEF exclusivo para advogado na Sala da Ordem. As propostas tiveram boa receptividade do gerente José Nilo, mas a decisão caberá à Superintendência da Caixa Econômica, cujos dirigentes receberão nesta quarta-feira, 23, diretores da OAB-CE, AJAFORTE e INETRA para tratar do assunto.