A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) vai representar criminalmente a presidente da Câmara Municipal de Uruburetama, vereadora Maria Estela Gomes Rocha, por abuso de autoridade ao impedir que o conselheiro Leonardo Araújo exercesse livremente a advocacia. A decisão foi tomada pelo Conselho Secional, por unanimidade, na sessão da tarde desta terça-feira, 15, que decidiu ainda por um Desagravo Público em defesa do advogado e conselheiro.

Em sessão na Câmara Municipal de Uruburetama, na última sexta-feira, 11, Leonardo Araújo, devidamente constituído pelos vereadores José Wellington Pinto, Manoel Hélio Fernandes Coelho, Cristiane Cordeiro Costa e José Maria Matos da Silva, foi impedido de se pronunciar em defesa de seu constituinte, especificamente José Wellington, que teve contra si uma suspeição argüida na votação das contas do prefeito municipal. Além de cassar a palavra do advogado, Maria Estela determinou ao policiamento municipal que o retirasse da Câmara coercitivamente.

Diante da gravidade do fato, Leonardo Araújo registro Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Itapipoca. Em solidariedade ao conselheiro da OAB-CE, os quatro vereadores se retiraram da sessão plenária da Câmara Municipal.

Os conselheiros da Ordem foram unânimes na defesa ao advogado e por uma postura mais enérgica da entidade contra esse tipo de constrangimento adotado por políticos. O conselheiro e coordenador do Movimento Justiça Já, Edimir Martins, defendeu que todo o Conselho Secional se desloque a Uruburetama para protestar contra a atitude da presidente da Câmara. “Não podemos aceitar esse tipo de procedimento”.

Leonardo Carvalho  também protestaram e se posicionaram favoráveis ao desagravo público e com propositura da ação criminal devida. Já Marcos Duarte, lembrou que passou por situação semelhante, em gestões anteriores, e não recebeu devido apoio da entidade.