A Secional da Ordem dos Advogados do Brasil inaugurou, na tarde de hoje, 25, a 57ª Sala de Apoio ao Advogado. Desta vez no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT) 7 ª Região, uma conquista para a advocacia trabalhista, que há 70 anos esperava pelo equipamento Na ocasião, a Diretoria da OAB-CE homenageou o vice-presidente e corregedor do TRT/CE, desembargador federal do trabalho Manoel Arízio Eduardo de Castro, por relevantes serviços prestados à advocacia e à Justiça do Trabalho.

Participaram da solenidade, a Diretoria da Secional – presidente Valdetário Andrade Monteiro, secretário geral Cleto Gomes, vice-presidente Júlio Pontes, tesoureiro Christiano Alencar e secretário geral adjunto Ricardo Bacelar – o presidente do TRT, Cláudio Pires; os desembargadores Roseli Alencar (presidente eleita), Tarcísio Limaverde Junior, o juiz convocado Paulo Régis Machado Botelho, o coordenador do Movimento Justiça Já, Edimir Martins; dos conselheiros federais Mário Barrata e Jardson Cruz; dos conselheiros estaduais  Leonardo Carvalho e Fernando Férrer, o coordenador do Centro de Apoio ao Advogado, Jos[e Navarro, além de dezenas de advogados e advogadas.

A desembargadora Roseli Alencar recebeu a medalha em nome do desembargador Arízio Castro, que foi impossibilitado de participar do evento por problemas pessoais, e leu discurso enviado pelo homenageado. O desembargador Arízio agradeceu a OAB-CE e disse que jamais esqueceria a iniciativa da entidade. “Serei sempre grato a todos aqueles que acompanharam a minha trajetória como causídico e magistrado e conseguiram compreender que a minha premissa maior sempre foi a busca pela verdade”, afirmou. (leia abaixo a íntegra do discurso).

Logo após o descerramento da placa inaugural da sala, o secretário geral da OAB-CE, Cleto Gomes, falou de sua alegria na realização do sonho de assegurar uma sala equipada aos advogados e advogadas no Tribunal Regional do Trabalho. “Estou feliz porque conseguimos esse espaço para que os advogados possam ser atendidos dignamente”, afirmou, ressaltando que o espaço é importante para a advocacia cearense.

Os profissionais de Direito que atuam na Justiça do Trabalho agora poderão contar com um espaço de apoio para atuar na defesa de empregadores e trabalhadores. A sala está localizada no 3º andar do Anexo I do Tribunal e tem computador, internet, mesa de trabalho, escâner profissional. O equipamento poderá ser usado pelos advogados quando da realização de sustentações orais em sessões do Pleno ou de Turmas.

Segundo o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, esta é mais uma ação de valorização da advocacia cearense. “O intuito é o de apoiar e prestar assistência aos advogados”. Ele ressaltou o bom relacionamento da OAB-CE com o TRT na boa prestação jurisdicional. “Na Justiça do Trabalho temos parceiros, sempre voltados para entregar justiça à sociedade”.

Visão semelhante tem o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Cláudio Pires. “A Justiça e a advocacia vivem união indissolúvel e de alguma forma harmônica”, ressaltou. O desembargador enfatizou a alegria com o novo equipamento que, para ele, tem simbolismo muito grande, pois garante à advocacia espaço confortável.  . “Homenageado somos todos nós”, concluiu.

DISCURSO DO DESEMBARGADOR JOSÉ ARÍZIO EDUARDO DE CASTRO