Reunião realizada, na tarde de hoje, 24, na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) do Fórum Autran Nunes, consolidou as propostas levantadas no encontro de ontem entre o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e o superintendente do banco, Odilon Soares, para facilitar a expedição de alvarás de FGTS para advogados trabalhistas. Já na segunda-feira, 28, duas funcionárias da Ordem iniciarão treinamento na agência da Caixa do Fórum para aperfeiçoamento do modelo de atendimento dos advogados. Além disso, um informativo será elaborado pelo banco com orientações para os profissionais sobre vantagens, atendimento, procedimentos e crédito direto na conta.

Ficou definido, ainda, que serão levantadas sugestões dos advogados para melhorar os procedimentos. O levantamento será feito pelo advogado Franco Almada, da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado da OAB-CE, presente ao encontro. Representando a Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte), esteve a advogada Janaina Sena.

Outro ponto importante da reunião foi a confirmação do posto de atendimento exclusivo na sala da OAB-CE localizada no Fórum Antran Nunes, porém a concretização da proposta ainda dependerá de acertos com o Tribunal Regional do Trabalho.

“Queremos fazer um modelo que isole o atendimento para os advogados. A OAB está nos ajudando. Parabéns ao presidente Valdetário pela ideia e pela disponibilidade. A Caixa em si não poderia realizar isso sozinha”, destacou o gerente da agência Autran Nunes da CEF, Nilo Benevides Falcão. Ele acrescenta que é uma inovação que vai ajudar todos porque haverá redução das filas. “A agência Autran Nunes é pioneira nessa parceria com a OAB. Advogados terão possibilidade de créditos em conta sem a presença”, frisou.

Para o presidente do movimento Justiça Já da OAB-CE, Edimir Martins, a realização dessa reunião solidificou as intenções discutidas ontem (23) na Superintendência, fato este que, dentro de pouco tempo, beneficiará a liberação dos alvarás.