“A advocacia eleitoral participa diretamente da construção da cidadania e pode colaborar com um país melhor, mais justo e fraterno”. A afirmação é do secretário geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, que proferiu palestra na noite de ontem, 29, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, sobre direito eleitoral. Promovido pela Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (AJAFORTE), teve como tema “Jovens advogados obtendo sucesso com eleições”.

Para aproximadamente 300 profissionais, Marcus Vinícius ressaltou a importância do advogado eleitoral nos dias de hoje. Segundo ele, é bem mais relevante do que no passado. Em razão da judicialização da política, esses profissionais têm papel importante no pleito eleitoral, desde a convenção, passando pela campanha até as eleições. Ressaltou, ainda, a necessidade de o advogado eleitoral manter-se no trabalho apartidário.

“Ele deve fazer o seu trabalho a seu cliente, mas sem se identificar com as práticas do político ou do partido. Ou seja, limitar-se ao máximo a atuação profissional”, ensinou o secretário geral da OAB nacional, que defendeu a Lei da Ficha Limpa como importante instrumento de mudança dos costumes políticos no Brasil.

Apesar dos avanços da Ficha Limpa, Marcus Vinícius Coelho defendeu reforma política no Brasil, despersonalizando ao máximo a campanha eleitoral, reduzindo a sua quantidade e proibindo financiamento privado. Ele defende o voto em lista transparente de candidatos e o financiamento democrático das campanhas. “Não adianta mudar a legislação se o cidadão não leva em consideração o passado políticos dos candidatos. O voto deve ser consciente”, concluiu.