A Subseção da Região Metropolitana da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) teve a sua criação comemorada em solenidade festiva, na manhã de hoje (28/06), na Câmara Municipal de Maracanaú. Na ocasião, foi empossada, pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a nova diretora da Subsecional, Maria Cleide Paulino Pinto. “É um momento de muita felicidade ver a advocacia reunida na Casa do povo da maior região de todo o Estado. Nós lutamos muito pela valorização da classe e hoje é a prova clara da realização de um sonho”, destacou Valdetário Monteiro. O presidente da OAB-CE lembrou da promessa de criação da Subseção, ainda em 2000, que foi renovada tantas outras vezes. “Foram 600 assinaturas que pediram a criação da Subsecional. O principal patamar da advocacia é o seu fortalecimento e essa é a nossa obrigação”, pontuou. Monteiro comunicou que a Subseção da RM já vai estar com sede provisória daqui a uma semana.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, ressaltou este como o mais importante evento que o município já sediou. “Não existe direito e nem Justiça social sem a advocacia”, disse o prefeito que anunciou a doação do terreno para a construção da sede definitiva da Subseção da Região Metropolitana.

Para o presidente interino da Subsecional, Mardônio Almeida, esse é um braço da OAB-CE que foi estendido para toda a região. “São mais de 25 municípios que serão atendidos, totalizando mais de 1.500 advogados apoiados por uma OAB mais próxima”, lembrou. Segundo ele, a OAB só vem somar e contribuir com o trabalho dos advogados de Maracanaú e todas as cidades da Região Metropolitana.

O vice-presidente da OAB-CE, Júlio Ponte, disse se tratar de uma filosofia da entidade a descentralização das ações. “A criação da Subseção é mais uma medida para que a OAB se aproxime do advogado. E a Região Metropolitana já nasceu com enormes responsabilidades”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Chico Barbeiro, salientou a importância da Subsecional na busca da cidadania.

Participaram, ainda, da solenidade comemorativa, o vice-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça; a deputada estadual Fernanda Pessoa; o diretor-tesoureiro da OAB-CE, Christiano Pereira de Alencar; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Renan Viana; o coordenador do Movimento Justiça Já da OAB-CE, Edimir Martins; os conselheiros da OAB-CE, José Moaceny Félix Rodrigues Filho e Kennedy Ferreira Lima; o presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB-CE, Harley Ximenes dos Santos; o coordenador do Centro de Apoio ao Advogado da OAB-CE, José Navarro; o procurador geral Francisco Gilson Viana; o procurador do município de Maracanaú, Antonio Sales de Oliveira; o proocurador de Maranguape, José Eduardo Martins; o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Ceará, Ivan Moura; vereadores e outras autoridades da região.

O coral da OAB-CE cantou o hino nacional para encerrar o evento. Antes, o presidente da OAB-CE pediu um minuto de silêncio em respeito à advogada Maria Danielle Ximenes, morta na última sexta-feira.