A Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) está concorrendo ao Prêmio Innovare 2012 pelo Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia, promovido pela Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac).  A importância do curso está em proporcionar diretrizes para que o advogado desempenhe suas atribuições, interferindo na efetiva prestação jurisdicional.  “Lançar um profissional no mercado sem preparação é como colocar um soldado em uma guerra sem estar preparado”, compara o advogado Rodrigo Rocha Gomes.

Já são 15 edições do curso, que é dividido nos módulos “Marketing Jurídico e Gestão”, ministrado pelo atual Presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, “Prerrogativas do Advogado”, conduzido por José Navarro, coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da OAB/CE e, entre outros, “Ética na Advocacia”, ministrado pela Coordenadora Acadêmica da FESAC, Patrícia Marla Farias Lima Machado.

De acordo com Rodrigo, um advogado que recebe um curso de Prática de Processo Civil, por exemplo, pode extrair lições de como funciona a rotina forense de modo que possa buscar conciliações ao invés de movimentar o Judiciário desnecessariamente, otimizando, dessa forma, o trabalho deste poder, inclusive com redução de custos e recrudescimento da celeridade.

A implementação do curso surgiu da necessidade que tinham os advogados em início de carreira em vivenciar, na prática, a advocacia, tendo em vista que o ingresso na maioria das carreiras jurídicas acontece após um curso preparatório. O curso é gratuito e destinado, principalmente, ao jovem advogado. As aulas são, para o profissional, um referencial prático de maneira a complementar a teoria aprendida na faculdade. Mais de 1500 advogados já foram beneficiados pela preparação do exercício da Advocacia.

O Prêmio Innovare contempla, anualmente, e dissemina práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil. São premiados projetos que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. O curso de Preparação da Fesac consegue atingir esse objetivo. A cerimônia de premiação do Innovare ocorrerá em dezembro de 2012.