A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil está traçando agenda positiva para o Judiciário cearense. Na tarde desta terça-feira, 19, a diretoria da OAB-CE se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Arísio Lopes da Costa, quando foi sinalizada a realização de mutirões nas comarcas de Iguatu e Crateús como solução paliativa contra morosidade no Interior do Estado e a falta de juízes.

Participam do encontro, o presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro, os secretários geral e adjunto, Cleto Gomes e Ricardo Bacelar, respectivamente, além do tesoureiro, Christiano Alencar, que elogiou a realização de mutirões. “Dentro da atual conjuntura, toda e qualquer inciativa que vise à prestação jurisdicional é válida, bem vinda e conta com o apoio da OAB-CE”.

A Ordem, de acordo com Valdetário Monteiro, vai acompanhar e apresentar os resultados dos mutirões. O presidente da Secional informou, ainda, que a entidade está, juntamente com o TJ, buscando uma solução para a morosidade. Na reunião, os diretores da entidade apresentaram as dificuldades da advocacia diante dos problemas, com a falta de magistrados, servidores terceirizados cedidos por Prefeituras e Câmaras Municipais.

“A reunião com o desembargador Arísio foi muito produtiva”. A afirmação é de Ricardo Bacelar, ressaltando que, na reunião, a OAB-CE teve uma posição firme em relação ao problema do Judiciário, mas comprometeu-se a apresentar documento com as reivindicações e apontar propostas de melhorias como forma de colaborar com o Judiciário cearense. “Não podemos apenas reclamar, mas contribuir com agenda positiva e boas ideias para melhoria na prestação jurisdicional, tendo em vista que a OAB-CE está do outro lado do balcão e percebe as inúmeras dificuldades dos advogados no exercício profissional”.

Posicionamento semelhante tem o secretário geral Cleto Gomes, que aponta a reaproximação da Ordem com o TJCE e os esclarecimentos feitos pelo presidente do Tribunal sobre pontos questionados pela Secional. E cita o concurso público para juízes. Segundo ressaltou, o desembargador José Arísio prometeu nomear, além dos aprovados, candidatos que ficarem no cadastro de reserva para atender às Comarcas sem magistrados.