Em virtude da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS, ou UNCSD na sigla em inglês), a chamada Rio+20, entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, Fortaleza sedia, amanhã e quarta (12 e 13 de junho), o seminário “Rio+20 e VOCÊ”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento tem o objetivo de trazer o debate sobre meio ambiente para representantes e/ou delegados de todos os setores da sociedade civil. Na programação, abertura solene com o governador Cid Gomes com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio; do presidente do TJ-CE, desembargador José Arísio Lopes da Costa; da Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro; do presidente da CNBB-NE-1, Dom José Haring; do Secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, Adalberto Alencar; do Reitor da UFC, professor Jesualdo Farias; e da presidente da CUT-CE, Joana Almeida. Os temas serão “Balanço da Conferência do Rio 92 e as perspectivas do Rio+20”, “Desafios da governança ambiental, no mundo e no Brasil”, “Crise Climática e Sustentabilidade”, “Economia verde e combate à pobreza”, “Caminhos da sustentabilidade: quais alternativas?”, “O papel dos BRICS” e “Indústria e cidades sustentáveis”.

Uma série de eventos e processos de discussão serão realizados em cada estado do Brasil e em todo o mundo, que culminarão em um grande conjunto de atividades no período próximo à conferência. O foco será a cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 24 de junho.

É importante destacar que “Rio+20” é o apelido dado tanto à conferência da ONU em si, quanto ao conjunto de eventos e atividades a ela relacionados, conectados ao não ao seu processo oficial. A Rio+20 será um evento de grandes dimensões, e o governo brasileiro tem declarado a ambição de que seja a maior conferência já realizada pela ONU. Espera-se a presença de mais de uma centena de chefes de Estado ou de governo.

Uma semana antes da conferência acontece, entre os dias 13 e 15 de junho, também no Rio de Janeiro, a 3ª reunião de seu Comitê Preparatório (PrepCom), que já reunirá uma grande quantidade de diplomatas, representantes de governos e da sociedade civil do mundo todo.

Especificamente nos dias entre a reunião do PrepCom e a conferência Rio+20, de 16 a 19 de junho, deve haver um espaço de diálogo envolvendo a sociedade civil e representantes dos governos, promovido pelo governo brasileiro em contato com a ONU. A expectativa, conforme anunciada pelo governo brasileiro e pelo secretariado da ONU para a Rio+20, é que este seja um espaço importante e aberto de diálogo, com formato inovador. Detalhes da organização e da forma de participação nas atividades em questão ainda estão sendo definidos. Uma proposta preliminar de temas a serem discutidos foi divulgada pelo governo brasileiro em dezembro de 2011, e inclui: segurança alimentar e erradicação da pobreza; segurança energética; economia do desenvolvimento sustentável/produção e consumo sustentáveis; inovação tecnológica para sustentabilidade;cidades; água; oceanos e trabalho decente/migrações. Biodiversidade; clima e desertificação poderiam surgir como temas transversais.

Ocorrerão também no período da Rio+20 inúmeros eventos paralelos organizados pela sociedade civil e por outras organizações públicas e privadas, dentro e fora do espaço da conferência oficial. Dentre essas, a Cúpula dos Povos, um evento de grandes proporções organizado por redes de ONGs e movimentos sociais do Brasil e do exterior que envolverá inúmeras atividades.

A conferência Rio+20 é pautada pela resolução ONU GA 64/236 (disponível em http://bit.ly/rio20garesolution), de 24/12/2009, que definiu como seus objetivos: i) assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável; ii) avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável e iii) abordar os desafios novos e emergentes.

Frente aos objetivos colocados pela pauta oficial da ONU, muitos atores da sociedade civil estão se mobilizando para influenciar as conclusões da conferência oficial e a opinião pública, para que sejam considerados também seus próprios objetivos, causas e pontos de vista. Evidentemente, as discussões no âmbito da ONU e dos governos se relacionam com questões fundamentais para a sociedade, como a justiça social, os direitos humanos, a criação e distribuição de riqueza e renda, o uso e governança dos bens comuns, o acesso à informação e à tecnologia e seu uso, a participação democrática e cidadã, entre outras.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA DA RIO+20 E VOCÊ:

Primeiro Dia- 12 de Junho  8h20-09h50 – Abertura solene com o Governador do Ceará, Cid Gomes, e convidados

10h05 – 11h35 Mesa 1: Balanço da conferência do Rio 92 e as perspectivas do RIO+20

Segundo dia – 13 de junho 8h20 – 9h50 Mesa 2: Desafios da governança ambiental, no mundo e no Brasil.

10h05 – 11h35 Mesa 3: Crise Climática e Sustentabilidade

11h50 – 13h20 – almoço

13h20 – 14h50 Mesa 4: Economia verde e combate à pobreza

14h50 – 16h20 Mesa 5: Caminhos  da sustentabilidade: quais alternativas?

16h35 – 18h05 Mesa 6: O papel dos BRICS

18h20 – 19h50 Mesa 7: Indústria e cidades sustentáveis