Advogados, membros da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), presidentes e integrantes de comissões, membros da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), do Centro de Apoio e Defesa do Advogado (CADAA) e da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte) se confraternizaram, hoje (30/06), no III Encontro de Membros de Comissões da OAB-CE. O evento, realizado no Hotel Vila Galé, serviu para integrar, agregar, planejar ações e juntar as comissões em um momento para debater o trabalho que vem sendo realizado. Estiveram presentes à convenção 293 pessoas.

O coral da OAB-CE abriu o encontro cantando o hino nacional. Em seguida, o presidente da Fesac, Caio Falcão, informou sobre serviços e novidades da instituição. “Estamos realizando uma série de cursos telepresenciais e palestras. O nosso foco é o conhecimento do advogado”, colocou.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a entidade conclui mais um ciclo. “A OAB tem crescido. Hoje já estamos com 52 comissões que integram 712 membros que dão capilaridade à Ordem. Quando assumimos a gestão eram apenas 12 comissões”, destacou.

O presidente acrescentou que, seja nos fóruns ou na Justiça Federal, sempre vai haver membros da OAB. “A Ordem não para de funcionar. O nosso principal papel é o acolhimento ao advogado”. Valdetário lembrou que já são 65 salas de apoio espalhadas por todo o Estado. “Ontem inauguramos a 65ª sala em Nova Jaguaribara. Já espalhamos em 65 fóruns a presença física da OAB. Cobramos do Judiciário fazendo a nossa parte”, enumerou.

Ainda segundo o presidente, esta é a primeira gestão que emite certidão on line para o advogado e sociedade de advogado. “Todo esse trabalho faz com que a entidade valorize a advocacia. Esta semana vamos ao Tribunal cobrar juiz para Jaguaribe. São 2.800 processos parados. Daí a nossa luta perene e incisiva para ter uma Justiça que funcione”, complementou. Monteiro ressaltou a criação de varas federais e do Trabalho no Ceará e a abertura de vagas para concursos públicos para juiz e servidores, conquistas da OAB. “É importante este momento. Não somos uma entidade encastelada, mas participamos e contribuímos com o fortalecimento da classe”.

Valdetário pontuou a luta pela vaga do Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região (TRT7) como uma preocupação da OAB. “Estamos visitando todas as delegacias de Fortaleza para garantir os direitos dos advogados. Que cada um de nós faça, por meio da nossa contribuição, uma Ordem cada vez mais forte. O nosso ganho é trazer a advocacia para o patamar que ela merece”, finalizou.

Para o vice-presidente da OAB-CE, Julio Ponte, que coordenou o encontro, a entidade tem vocação para defender a classe. “O nosso apoio ao advogado é diuturno”, classificou. Sobre o encontro, Julio salientou que se trata de um evento de agradecimento e conclamou às comissões que elas continuem o trabalho que vem sendo realizado.

O encontro contou com a palestra do master coach Marcos Tito sobre “Coaching”, processo que visa a alavancar a vida obtendo sucesso. Foram tratados temas como o uso de ferramentas para ser feliz e projetar a carreira com o intuito de eliminar todos os impedimentos. O evento foi finalizado com a apresentação do coral do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).