O secretário geral e o membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Pernambuco (OAB-PE), Pelópidas Soares Neto e Luís Filipe Paganella, respectivamente, visitaram, hoje (06/06) a sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) a fim de conhecer, na prática, os sistemas administrativo e de processo eletrônico da entidade. A OAB-PE está em fase de negociação com a Dataged, empresa terceirizada responsável pelo sistema da OAB-CE, para também implantar a mesma tecnologia. O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, José Damasceno Sampaio, destaca a agilidade, a economia e a facilidade de acesso como as principais qualidades do processo eletrônico.

Segundo Pelópidas Soares Neto, as vantagens de instalar o novo sistema estão em ter todos os processos digitalizados com tramitação virtual.  Além disso, há a distribuição automática das informações para os membros do TED. A tecnologia possibilita o acesso de onde o advogado estiver. O site da OAB-CE disponibiliza um link para a petição eletrônica onde qualquer pessoa pode dar entrada em um processo que vai automaticamente para o protocolo. Existe também a possibilidade de emissão da certidão negativa, tanto do advogado, quanto da sociedade.

Outra inovação é que o profissional de Direito pode acompanhar todos os procedimentos por meio do “advogado on line”, atualização cadastral com todas as informações sobre processos e requerimentos que estejam linkados ao advogado.