Como parte de uma série de debates que serão realizados em todo o Brasil em virtude da  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS, ou UNCSD na sigla em inglês), a chamada Rio+20, estudantes discutem, hoje (12/06) e amanhã (13/06) a sustentabilidade e sobrevivência da civilização na Rio+20 e Você!

Com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da ONG SOS Clima Terra, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o seminário teve abertura no auditório da Reitoria da UFC.  De acordo com a coordenadora do evento, Naia Oliveira, é importantíssimo para o Estado do Ceará abrigar uma discussão deste porte. “Queremos aqui promover a democracia da informação”, enfatizou. Durante o seminário serão debatidos os três principais eixos da Rio+20, que são a contribuição da Economia Verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. “Esse é o momento de participação da sociedade”, pontuou.

São sete mesas que tratam de assuntos como “Balanço da Conferência do Rio 92 e as perspectivas do Rio+20”, “Desafios da governança ambiental, no mundo e no Brasil”, “Crise Climática e Sustentabilidade”, “Economia verde e combate à pobreza”, “Caminhos da sustentabilidade: quais alternativas?”, “O papel dos BRICS” e “Indústria e cidades sustentáveis”.

De acordo com o diretor da ONG SOS Clima Terra, Roberto Lenox, a situação ambiental e social no mundo tem se agravado muito. “A oferta de água, de alimento, o clima e a biodiversidade são problemas que estamos vivenciando. Mais de 1,5 bilhões de pessoas estão morrendo de fome no planeta e já perdemos um terço da biodiversidade. No que diz respeito ao clima a situação é mais dramática. Estamos em estado de emergência climática. Até 2020 a temperatura vai subir dois graus”, descreveu. Para ele, a Rio+20 é a única chance de corrigirmos o rumo ambiental do planeta.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Lustosa, que representou o governador Cid Gomes, o seminário está colocando em pauta os desafios de construir um novo paradigma para o globo. “A transformação necessária transcende a participação dos governos. O problema do mundo não é escassez de recursos, mas de distribuição”.

Conforme o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE, Paulo Albuquerque, que representou o presidente da Secional Ceará, a Ordem já está inscrita na Rio+20 para defender a Carta de São Luiz documento final da II Conferência Internacional de Direito Ambiental que destaca a necessidade de se promover a geração de bens e serviços com ênfase na preservação ambiental e tendo a dignidade da pessoa humana como condição indispensável ao desenvolvimento. Na Carta, os participantes afirmam que a relação homem e meio ambiente deve ser tutelada “pela prevenção aos riscos ambientais e não pela monetarização desses riscos, elevando-se, portanto, o foco e o pensamento para o direito fundamental da dignidade da pessoa humana”.

A Rio+20 acontece entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. E a Cúpula dos Povos será realizada entre os dias 15 e 23 de junho.  Esteve presente, ainda, ao evento, o professor Salvador Rocha, representando o reitor da UFC, Jesualdo Farias.