A emoção marcou a entrega de carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil a 46 novos profissionais, coordenada pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, na tarde desta segunda-feira, 11, no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia (FESAC). Sorrisos e lágrimas se confundiam entre os jovens advogados e seus familiares durante as duas horas de solenidade.

“É a total realização do cumprimento, do incentivo que foi dado a ela e persistência na carreira do direito”. A declaração é do advogado Raimundo Alencar Pinto Júnior, pai da jovem Mariana Maria Campos Alencar Pinto, uma das profissionais que fizeram o juramento de juramento da Ordem. “É muita emoção. Ela foi aprovada com louvor no exame da OAB”, complementou a mãe Elnina Alencar Ponto.

Para Rafaella Cronemberger, outra nova advogada, a solenidade é o coroamento de todo o esforço e dedicação empreendidos no sentido de conquistar. “Esse é o início da minha carreira profissional. É um marco em todo o meu caminho”. Sentimento semelhante tem o novo advogado Ítalo Jorge Bezerra Pinheiro. “Momentos como estes trazem a essência da profissão da advocacia. Por esta razão, demonstro minha altivez para o exercício da profissão”.

Além de Valdetário Monteiro, participaram da solenidade o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasques, e o diretor da FESAC, Ivan César Felix. Eles apresentaram aos jovens profissionais os serviços prestados pelas entidades, como cursos de aperfeiçoamento, atendimento odontológico, hotel trânsito.

O presidente da OAB-CE ressaltou que a entidade oferece infraestrutura à advocacia cearense. E citou a criação do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, oferece a criação de cursos preparatórios para o exercício da advocacia, que já se encontra 15 edição, dentre outros.