A OAB/CE iniciou, na última segunda-feira (18/06), uma série de visitas a delegacias de Fortaleza e Região Metropolitana, objetivando melhorias nas condições de atuação dos advogados criminalistas.

A principal reivindicação é um local apropriado para que o advogado possa conversar com seu cliente preso, bem como o acesso aos autos de inquéritos policiais com a disponibilização de cópias, conforme determina a Lei 8.906/94.

Estão sendo afixadas em todos as Delegacias cópias da Portaria editada pelo Delegado Geral da Polícia Civil do Estado, Luiz Carlos de Araújo Dantas, que recomenda ao delegados, escrivães, inspetores e demais servidores que dispensem ao advogado, no exercício profissional, tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas ao seu desempenho.

De início, o Centro de Apoio e Defesa do Advogado realizou visita ao Presidente do Sindicato dos Delgados do Estado do Ceará, Milton Castelo, que expressou seu total apoio à iniciativa da OAB, ressaltando a importância da integração entre o trabalho dos profissionais de segurança e a advocacia.

Em seguida, várias delegacias foram visitadas, em especial, a de Roubos e Furtos, onde o Centro de Apoio foi recebido pelo inspetor chefe José Maria Timóteo. Nesta especializada já foi instalada, por determinação do Delegado Titular, Romério Moreira de Almeida, uma sala exclusiva para que o advogado possa se avistar reservadamente com seu cliente.

Participaram das atividades os advogados integrantes do Centro de Apoio, José Navarro, Robson Sabino, e Paulo Oliveira.