O presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, lançou, na tarde desta quarta-feira, 27, o site “Eleições Limpas”, com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem, Ophir Cavalcante. No site, serão disponibilizadas informações sobre a legislação eleitoral, a relação de gestores e ex-gestores inelegíveis e o telefone 0800.085.0800 para que advogados e a sociedade possam fazer denúncias durante a campanha eleitoral. O endereço da ferramenta é www.oabce.org.br/eleicoeslimpas.

Na ocasião, Ophir Cavalcante elogiou a iniciativa da OAB-CE em assumir uma postura ativa no combate à corrupção eleitoral. “Mais uma vez a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, demonstra o seu compromisso com as missões da OAB, defendendo a sociedade, a partir de eleições sem qualquer influência do poder econômico e político. A ferramenta hoje posta à disposição dos cidadãos é extremamente útil para educar o cidadão e reprimir condutas vedadas pela legislação eleitoral, além de divulgar a relação dos candidatos inelegíveis”, ressaltou o presidente nacional da Ordem.

“Queremos com o site dar maior transparência ao processo eleitoral e fazer com que a população seja fiscal do pleito”, complementou Valdetário Monteiro, que chama a atenção do eleitor para a importância do voto consciente.

Estiveram presentes ao lançamento do “Eleições Limpas”, o conselheiro federal Danilo Mota, o presidente da Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral, José Tarcísio; o presidente da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana, Daniel Aragão, além de dezenas de advogados e advogadas.

No site, o advogado e o cidadão terão acesso a todas as informações sobre o pleito municipal, tais como: calendário eleitoral, legislação eleitoral, relação de candidatos e, principalmente, o portal para que possa efetuar denúncias antes, durante e após as eleições.

O objetivo da Secional é estreitar os laços entre a OAB-CE e a sociedade cearense, ampliando o debate e a reflexão sobre o papel de todos no processo eleitoral, pois o fortalecimento da democracia somente será alcançado através do voto livre e consciente.