A Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) está concorrendo ao Prêmio Innovare 2012 na categoria Advocacia do tema “Desenvolvimento e Cidadania” pelo projeto “Ouve, Sensibiliza e Transforma”, idealizado e desenvolvido pela ouvidora Wanha Rocha, que leva música erudita e popular para as unidades prisionais do Ceará. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social que tem por objetivo a humanização e a pacificação dentro das unidades prisionais.

O projeto teve início em 2011 com três apresentações da Orquestra Filarmônica do Ceará com cerca de 60 músicos. Uma no Presídio Feminino Desembargadora Aurí Moura Costa e duas outras no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira de Fortaleza (IPPOO II). De acordo com Wanha Rocha, o projeto alcançou grande amplitude junto à Secretaria da Justiça do Estado (Sejus) e a Direção dos Presídios.  “O intuito é proporcionar algo positivo para a realidade carcerária do Estado, utilizando a música como instrumento de transformação”, destaca. Para ela, o sistema penitenciário brasileiro enfrenta uma dura realidade com carência jurídica, social e cultural. “O trabalho tem como proposta a ressocialização do indivíduo, resgatando a dignidade da pessoa humana e levando emoção e beleza para dentro do cárcere”, enfatiza.

Os resultados das apresentações que já aconteceram mostram que houve uma total interação e demonstração de envolvimento, emoção e participação dos detentos. Posteriormente, ficou comprovado que os concertos marcaram, de forma positiva, o relacionamento entre os presidiários e os serventuários do sistema prisional, como informa a ouvidora.

O Prêmio, criado pelo Instituto Innovare em parceria com outras entidades e órgãos públicos, contempla, anualmente, práticas eficientes para solução de problemas na Justiça. Esta é a 9ª edição.