O secretário geral da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), Clóvis Renato, participou, nos dias 18 e 19 de julho, da Plenária Estadual da Força Sindical do Estado do Ceará. O evento ocorreu no Ponta Mar Hotel, com apresentação de Geraldino dos Santos Silva, Secretário de Relações Sindicais da Executiva Nacional da Força Sindical. Geraldino ressaltou as dificuldades enfrentadas por ocasião da criação da Força Sindical no Brasil e, especialmente, no Ceará, com data de fundação em 08 de outubro de 1991, destacando a importância dos pioneiros até a atual gestão capitaneada por Raimundo Nonato, como parte de uma conjuntura.

A mesa de abertura foi composta por diversas lideranças dos trabalhadores integrantes da Força Sindical no Brasil, tais como pescadores, policiais civis e integrantes da construção civil, bem como com a presença do presidente do PDT, deputado federal André Figueiredo, e secretário geral da COMSINDICAL OAB/CE Clovis Renato, em mesa coordenada pelo presidente do SINTEPAV/CE e da Força Sindical no Ceará, Raimundo Nonato Gomes.

Airton dos Santos, do Dieese, apresentou a “Conjuntura Econômica e Social”. Em seguida, houve apresentação do painel “Conjuntura Econômica no Estado do Ceará”, pelo coordenador do Escritório Regional do Dieese do Ceará, Reginaldo de Aguiar Silva. O jornalista da Agência Sindical, João Batista Franzin, falou sobre “Comunicação”. O tema “OMA – Organização Mobilização e Ação” foi apresentado por Hugo Perez, assessor político da Força Sindical.

No dia 19, houve abordagem sobre “Unicidade Sindical”, por Sergio Luiz Leite (1º Secretário de Relações Sindicais). João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical, explanou sobre “Conjuntura Sindical”.

O evento contou com a participação maciça dos trabalhadores e representantes da entidade representativa, com avaliação positiva por parte dos integrantes.