O presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Valdetário Andrade Monteiro, fez a abertura, na tarde desta sexta-feira, 27, do curso “Aprendendo a Trabalhar PJEt”, promovido pelo Instituto de Estudos Trabalhistas e Sociais do Ceará (Inetra), com apoio da OAB-CE e do Centro Industrial do Ceará (CIC). Para mais de 100 advogados e advogadas trabalhistas, parabenizou o Inetra pela iniciativa e ressaltou que a sua gestão tem priorizada a valorização da advocacia cearense.

O curso tem o objetivo de apresentar aos advogados trabalhistas os aspectos técnicos relacionados ao processo judicial eletrônico, informando todos os requisitos necessários ao peticionamento eletrônico no novo sistema da Justiça do Trabalho – PJEt. Na ocasião, serão mostradas as vantagens e as desvantagens do processo.

Além disso, o curso foi ressaltado o uso do certificado digital e a preparação da documentação que precisa ser digitalizada para remessa pelo portal. O workshop também abordou o uso da certificação digital para assinatura eletrônica e navegação pelo processo.

A presidente do Inetra, advogada Katianne Wirna, ressaltou o papel do Instituto na formação e capacitação do profissional e informou que novos cursos serão oferecidos pela entidade. Já o advogado especialista em Direito do Trabalho, Fernando Antonio Pinheiro Goiana Filho, palestrante do evento, tratou dos formatos de arquivos diversos e conversão para PDF, tamanho limite dos arquivos, protocolo de petições iniciais, contestações e recursos do PJEt e os investimentos necessários.

As inscrições foram realizadas pelo site ou na hora, no local do curso (auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), por meio da doação de uma lata de leite. O material arrecadado será destinado a uma instituição de caridade.