A Diretoria da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) se reuniu, na manhã de hoje, 4, com os conselheiros suplentes eleitos na sessão ordinária do último dia 26 de maio. Na ocasião, o presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro, deu boas vindas ao grupo e propôs a realização, neste mês, de mutirão para agilizar o andamento dos processos disciplinares, e enfatizou a importância do Conselho Estadual continuar funcionando no período de campanha eleitoral.

Além de Valdetário, estiveram presentes ao encontro com os conselheiros suplentes o vice-presidente da Ordem, Júlio Ponte; o secretário geral Cleto Gomes; o secretário geral adjunto Ricardo Bacelar; o presidente da Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (FESAC), Caio Falcão.

“Vocês têm uma tarefa árdua”, disse Júlio Ponte, enfatizando a importância do Conselho Secional e o papel dos conselheiros. A participação das duas advogadas mulheres eleitas – Ana Eugênia Napoli Rodrigues e Karyna Saraiva Leão Gaya – nos atos da Ordem será priorizada pela Diretoria, conforme Valdetário Monteiro, que a atual diretoria da entidade tem construído uma base mais sólida, inclusive doutrinária, para a advocacia cearense.

Para Cleto Gomes, basicamente não há diferença entre os conselheiros titulares e os suplentes, pois, além de participar das sessões ordinárias, ambos são capacitados para realizar despachos em processos. O secretário geral é favorável a inclusão de pessoas novas no Conselho, a exemplo do que ocorreu na eleição de maio último.  “É a oxigenação do Conselho”. Pensamento semelhante tem Ricardo Bacelar, que lembrou o importante papel que tem os conselheiros.

O recém eleito conselheiro Eduardo Sérgio Carlos ressaltou a postura independente que o Conselho deve ter e agradeceu a Diretoria da OAB-CE pela postura democrática na eleição. “Temos de manter nossa independência, mas não podemos deixar de ser gratos com essa Diretoria e os conselheiros que nos apoiaram”. Já Sávio Aguiar foi mais enfático ao criticar os conselheiros que saíram da sala no momento da votação para a escolha dos suplentes.

Ele também se colocou à disposição da Diretoria da Secional. O mesmo fez a Karyna Saraiva Leão Gaya. “O processo de eleição foi transparente e democrático. “Estou à disposição para contribuir”.