Na noite de ontem (30/07), a Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac) deu início, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), à XVII edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia. O objetivo é de proporcionar a capacitação prática para o pleno exercício da profissão, preparando o profissional para sua entrada no mercado de trabalho.

O curso, que segue até o dia 9 de agosto, é gratuito e destinado ao advogado que tiver seu ingresso comprovado nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Ceará, com tempo inferior a dois anos.

Na abertura, que contou com as presenças das coordenadoras da Fesac Patrícia Marla Machado, Léa Feitosa e Manuela Praxedes, o secretário-geral da OAB-CE, Cleto Gomes, tratou de Marketing Jurídico e Gestão. A cada dia, uma aula será ministrada por advogados e componentes da Ordem. Mais informações pelo telefone 3272 1707 ou pelo site www.fesac.org.br.

Confira a programação:

DIA 30/07 (SEGUNDA / 19-22hs)
MARKETING JURÍDICO E GESTÃO
DR. CLETO GOMES
Advogado do Departamento de Edificações, Rodagem e Transportes – DERT – 1985/1996; Chefe da Procuradoria Jurídica do Departamento de Edificações, Rodagem e Transportes– DERT – 1992/1994; Ex-Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará – 1995/1997. 1º Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção do Ceará – 1997; Secretário-Geral da OAB/Ce, triênio 2010-2012;

DIA 31/07 (TERÇA / 19-22hs)
PRÁTICA DE DIREITO DO TRABALHO 
DR. HARLEY XIMENES DOS SANTOS
Advogado. Pós Graduado em Direito Empresarial pela UECE. Especialista em Direito do Trabalho. Mestrando pela Universidade do Porto. Vice-Presidente da Região Nordeste da ABRAT. Consultor Sindical. Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportivo do Futebol de Salão do STJDFS. Membro da JUTRA.

DIA 01/08 (QUARTA / 19-22hs)
ÉTICA NA ADVOCACIA
DRA. PATRICIA MARLA FARIAS LIMA MACHADO
Advogada. Mestre em Direito. Professora Universitária. Coordenadora Acadêmica da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará – FESAC.

DIA 02/08 (QUINTA / 19-22 horas)
DIREITO TRIBUTÁRIO 
DR. RAFAEL SALDANHA PESSOA
Advogado. Especialista em Direito e Processo Tributário. Professor Acadêmico – Graduação e Pós-Graduação (latu sensu), bem como em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e Exames da OAB. Advogado e Consultor Jurídico nas áreas de Direito Tributário e Direito Econômico. Articulista e pesquisador nas áreas de Direito Processual Tributário e Direito Tributário Econômico. Membro da Comissão de Estudos Tributários da OAB/CE.

DIA 03/08 (SEXTA / 14-17hs)
PRÁTICA DE DIREITO DO CONSUMIDOR 
DR. LUIZ SÁVIO AGUIAR LIMA
Advogado. Especialização em Direito em Gestão Tributária. Professor Universitário. Presidente de Estudo da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/CE. Conselheiro Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON/Fortaleza.

DIA 06/08 (SEGUNDA / 19-22hs)
PRÁTICA DE DIREITO PENAL 
DR. ANTONIO DE HOLANDA CAVALCANTE NETO
Advogado. Graduado em Direito pela UFC, Pós-graduando em Processo Penal pela ESMEC, Presidente da Comissão de Estágio da OAB/CE e Diretor da AJAFORTE.

DIA 07/08 (TERÇA / 19-22hs)
PRÁTICA DE PROCESSO CIVIL
DR. RODRIGO SARAIVA MARINHO
Advogado. Pós-graduado pela FESAC/UECE em Direito Processual Civil. Professor das disciplinas de Processo Civil e Direito Empresarial da graduação e pós-graduação da Faculdade Christus, da Pós Graduação da Faculdade Ateneu, do Curso Professor Jorge Hélio e do Eu Passo na OAB. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil e da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo.

DIA 08/08 (QUARTA /19-22hs)
PRERROGATIVAS DO ADVOGADO
DR. JOSÉ NAVARRO
Advogado. Professor Universitário. Coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da OAB/CE.

DIA 09/08 (QUINTA / 19-22hs)
DIREITO DA INTEGRAÇÃO 
DR. ALLYSON CRISTINO
Professor de Direito Tributário, Processo Tributário, Professor de Direito Integrativo, Ética Profissional, Especialista em Direito e Processo Tributário, Mestrando em Direito Internacional, Assessor Jurídico da Presidência da OAB-CE, Assessor Jurídico da Coordenação Geral das Comissões.