O sonho de centenas de novos profissionais se realizou na manhã de hoje (02/07), quando a Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) entregou carteiras a 150 pessoas aprovadas no último Exame de Ordem. A solenidade aconteceu na Central de Multiuso José Euclides Ferreira Gomes, anexo da Assembleia Legislativa do Ceará. O documento permite o exercício da atividade de advogado, bem como prestar concursos públicos.

Emocionada, a advogada Joana D’Arc Lima Furtado disse sentir uma satisfação muito grande. “Desejo que a minha carreira seja só de sucesso”. A advogada ressaltou que espera da OAB-CE um grande apoio. “Afinal é quem vai nos representar”, destacou.

Já o advogado Davi Fernandes Cabral comentou que receber a carteira é um sonho realizado. “O apoio da OAB no momento em que iniciamos a carreira é muito importante, entidade que, certamente, dará todo o respaldo necessário por sua organização, controle e fiscalização”, colocou.

O advogado Rildo Eduardo Veras Gouvêa, sorteado para representar, em discurso, os novos profissionais, disse que ele e os colegas têm sorte por ter escolhido e por participar de uma profissão tão bela e, ao mesmo tempo, difícil. “O recebimento das carteiras é o elemento que nos diz que estamos preparados para defender a sociedade e o Estado Democrático de Direito. Estamos dando o pontapé inicial”, pontuou. Rildo ressaltou, ainda, que fica feliz em pertencer à OAB, ordem estruturada e organizada, capaz de dar aos advogados o apoio necessário. “Somos pessoas abençoadas e estamos aqui para contribuir com a entidade. Hoje eu posso dizer que a OAB é todos nós”, finalizou.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, este é um momento importante para cada um. “É o momento de nascimento para a advocacia. Um dia significativo que eu espero que fique gravado para vocês”. O presidente listou uma série de trabalhos que a OAB vem realizando em prol do advogado. “A Caixa de Assistência dos Advogados disponibiliza serviço odontológico e de fisioterapia. Oferecemos também transporte aos advogados que precisam se deslocar entre as Justiças Federal, do Trabalho e o Fórum Clóvis Beviláqua e também no interior. Temos o curso preparatório para o exercício da advocacia com noções de marketing jurídico, oferecido pela Fesac que está com o auditório renovado. Existe também o Centro de Apoio ao Advogado para auxiliar o profissional. Inauguramos 65 salas de apoio ao advogado no Ceará para que vocês tenham toda a estrutura necessária”, enumerou. Valdetário lembrou, ainda, que a OAB-CE é a única Ordem totalmente informatizada do Brasil, “No site disponibilizamos pesquisa nos diários oficiais, escritório virtual, emissão de certidão on line, além do portal da transparência que fornece todas as informações sobre os gastos da entidade”.

O presidente lembrou que Ordem, hoje, pode auxiliar o advogado em quase todas as áreas. “O fortalecimento da advocacia passa pelo fortalecimento de vocês. Fico muito feliz por recebê-los aqui neste momento que é de nascimento para uma vida profissional”, concluiu.

O diretor executivo da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac), Caio Falcão, apresentou, aos novos profissionais, as atividades da instituição que são os cursos de extensão nas diversas áreas do Direito. “São cursos ministrados semanalmente através de convênio nas diversas searas. Estamos buscando a interiorização da Fesac, promovendo cursos telepresenciais”. Caio salientou que a Fesac é a única fundação escola do Brasil, criada em 1988. “O nosso foco é difundir o conhecimento”, completou.

Segundo a presidente da Comissão do Advogado Empregado da OAB-CE, Sheila Melo, esta é uma vitória. “Que vocês abracem a carreira e participem da Ordem através das comissões. A OAB vai estar sempre ao lado do advogado”, frisou.

O vice-presidente da Associação de Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte), Breno Chaves, destacou que os novos advogados estão entrando numa das mais belas profissões. Após saudar os novos profissionais, Breno disse que a Ajaforte tenta fornecer ferramentas aos advogados, dando apoio para que eles possam fazer cumprir o que versa a Constituição Federal. “Sejam bem-vindos à Ordem e amem o que fazem”, conclamou.

Clique Aqui e veja galeria de Fotos site OAB-CE
Clique Aqui e veja galeria de Fotos Flickr