Mais uma vitória da advocacia cearense. Foi ampliado o horário de atendimento de funcionamento da distribuição de feitos no Fórum Clóvis Beviláqua. De segunda a sexta-feira, será estendida das 8 horas às 20h, e de sábado, das 8h ao meio dia. A decisão foi fruto do Pedido de Providências ajuizado pela Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na última terça-feira, 10, o CNJ realizou inspeção no Setor de Distribuição. O trabalho foi acompanhado pelo conselheiro relator do CNJ, Jefferson Kravchychyn, e pelo conselheiro Jorge Hélio Chaves. Os dois se reuniram com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e com o diretor do Fórum, juiz José Krentel.

Na reunião, foram definidos alguns encaminhamentos. Para a implantação do cronograma de obrigatoriedade do peticionamento eletrônico, a diretoria do Fórum irá proporcionar treinamento adequado aos advogados em parceria com a OAB-CE. Neste sentido já foi agendada reunião entre José Krentel e o presidente da Comissão de Informática Jurídica, Luiz Pimentel, para efetivação do projeto.

O diretor do Fórum assumiu o compromisso de, até o fim deste mês, as três últimas Varas que ainda mantém as “bilheterias” serão adaptadas para que atendimento dos advogados e advogadas ocorra dentro das secretarias.  Na reunião, Valdetário Monteiro, reclamou que o atendimento atual nas secretarias ainda é precário. José Krentel informou que se trata de situação provisória que será solucionada com o término das reformas.

A OAB-CE vai acompanhar o processo licitatório para a contratação de uma empresa que dará prosseguimento a reforma do Fórum Clóvis Beviláqua. No encontro, ficou acertado, ainda, que em 30 dias a Ordem e o Tribunal de Justiça do Ceará vão informar ao CNJ sobre os encaminhamentos adotados e os avanços obtidos.