A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) vai implantar rede de ouvidores em todas as 11 Subseções cearense. O objetivo é descentralizar e interiorizar o elo entre o cidadão e a advocacia. A informação foi dada pela ouvidora da entidade Vanha Rocha, na reunião da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) no Ceará, ocorrida hoje, 5, n auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (FESAC).

A implantação de ouvidorias nas Subsecionais da Ordem deve ocorrer ainda neste mês de julho, conforme previsão de Vanha Rocha. “Acreditamos que esse serviço irá dignificar ainda mais o trabalho do advogado militante do interior e também valorizar o cidadão”, observou a Ouvidora da OAB-CE, responsável pela organização do encontro.

A reunião buscou agregar informações entre os vários setores para o fortalecimento das ouvidorias e das instituições que são representadas por elas.  Na ocasião, foi discutida a participação da rede de ouvidores no XV Congresso Nacional de Ouvidores, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, no Espírito Santo, bem como a renovação da diretoria da ABO-CE, cuja data da eleição ainda não está definida.

Vanha Rocha apresentou, ainda, o projeto “Ouvidoria no dia a dia da advocacia”, desenvolvido pela Secional da OAB-CE. A iniciativa foi elogiada pelos presentes. Alguns, inclusive, solicitaram realizar trabalho em conjunto com Secional. “Essa reunião é importante porque congrega a cadeia de ouvidores, e o espaço mais fecundo é a ABO”, afirmou José Valdo Silva, ouvidor eleito do Ministério Público Estadual, cuja posse ocorrerá no próximo dia 12, às 19 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

Além da Ouvidora da OAB-CE, participaram do encontro os ouvidores José Valdo, Monica Romero (Sohidra), Maria dos Santos (Secretaria de Administração do Município de Fortaleza), Irapuan Aguiar (Faculdade Grande Fortaleza), Lucena Cysne (representando Ouvidoria da Assembleia Legislativa), Maria Aparecida Aquila (Câmara Municipal de Fortaleza), Wellington Almeida (Câmara Municipal de Fortaleza), Bruna Bardawil Rolim (Academia de Segurança Pública), José Hercílio Fernandes (Camed), José Daniel de Assunção (da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), Orlandina Goes Costa (delegada de Polícia Civil) e Dayse Furques (presidente da ABO-CE).