A Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) teve dois projetos selecionados para a etapa final do Prêmio Innovare 2012. São eles, o Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia, promovido pela Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), mas que é de autoria do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; e o projeto “Ouve, Sensibiliza e Transforma”, idealizado e desenvolvido pela ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha. Ambos concorrem na categoria Advocacia.

Agora, as iniciativas vão para a fase de análise da prática. Após esta etapa, o Innovare escolherá o projeto que receberá o prêmio. Do Ceará, 17 ações concorrem à honraria.

O Curso Preparatório proporciona as diretrizes para que o advogado desempenhe suas atribuições, interferindo na efetiva prestação jurisdicional.  Já são 15 edições, sempre ajudando os novos profissionais a extrair lições, por exemplo, de como funciona a rotina forense de modo que possa buscar conciliações ao invés de movimentar o Judiciário desnecessariamente, otimizando, dessa forma, o trabalho deste poder, inclusive com redução de custos e recrudescimento da celeridade.

A implementação do curso surgiu da necessidade que tinham os advogados em início de carreira em vivenciar, na prática, a advocacia, tendo em vista que o ingresso na maioria das carreiras jurídicas acontece após um curso preparatório. A capacitação é gratuita e destinada, principalmente, ao jovem advogado. As aulas são, para o profissional, um referencial prático de maneira a complementar a teoria aprendida na faculdade. Mais de 1500 advogados já foram beneficiados pela preparação do exercício da Advocacia.

Já o projeto “Ouve, Sensibiliza e Transforma” leva música erudita e popular para as unidades prisionais do Ceará. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social que tem por objetivo a humanização e a pacificação dentro das unidades prisionais.

A iniciativa teve início em 2011 com três apresentações da Orquestra Filarmônica do Ceará com cerca de 60 músicos. Uma no Presídio Feminino Desembargadora Aurí Moura Costa e duas outras no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira de Fortaleza (IPPOO II). Os resultados das apresentações que já aconteceram mostram que houve uma total interação e demonstração de envolvimento, emoção e participação dos detentos. Posteriormente, ficou comprovado que os concertos marcaram, de forma positiva, o relacionamento entre os presidiários e os serventuários do sistema prisional.

O Prêmio Innovare contempla, anualmente, e dissemina práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil. São premiados projetos que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. O Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia e o “Ouve, Sensibiliza e Transforma”, conseguem atingir esse objetivo. A cerimônia de premiação do Innovare ocorrerá em dezembro de 2012. Esta é a 9ª edição.