Com o intuito de valorizar a advocacia, a ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), Wanha Rocha, idealizou a Rede de Ouvidores. Trata-se de um projeto que será implantado nas 12 Subsecionais da OAB no interior do Ceará ouvidorias, proporcionando, assim, soluções mais imediatas para problemas como pedidos de devolução de documentos, reclamações, dentre outros. Atualmente, os advogados e sociedade em geral são obrigados a se deslocar para Fortaleza a fim de resolver essas questões. “Já temos a dificuldade por conta da morosidade da Justiça. Temos de pensar em ações que facilitem o trabalho da classe”, argumenta a ouvidora.

Wanha Rocha explica que as ouvidorias que serão instaladas nas Subseções da OAB vão aproximar o cidadão do advogado. “Com isso, iremos atuar de forma mais ativa e objetiva. É um salto de qualidade em termos de Ouvidoria”, destaca.

O trabalho de implementação já teve início com visitas às Subsecionais para selecionar o ouvidor, que deve seguir o perfil do Código de Ética do Ouvidor, elaborado pela Associação Brasileira de Ouvidores. Em seguida, um treinamento será dado aos candidatos para que eles possam desenvolver sua função. “É um trabalho que precisa ser elaborado com tranquilidade. Vamos fazer o melhor possível para alcançar o objetivo do projeto”, acrescenta.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que aplaudiu a iniciativa, considerou o projeto inovador. “É a primeira Secional da Ordem a pensar numa Rede de Ouvidores”. Ophir Cavalcante apoiou a ideia por ter como consequência a valorização da advocacia e da cidadania. “A Secional Ceará servirá de referência para todas as outras OAB’s”, comenta Wanha Rocha.

A Ouvidoria da OAB-CE vem desenvolvendo vários projetos a fim de facilitar a vida dos advogados e atuando de maneira a resolver os problemas. Cerca de 90% dos casos são solucionados. Além da Rede de Ouvidores, a Ouvidoria no Dia a Dia da Advocacia e a Ouvidoria Itinerante têm agido em favor da classe.  Com o órgão, houve um desafogamento do Conselho Disciplinar na entidade.