Para discutir as adaptações ao peticionamento eletrônico, reuniram-se, na tarde de ontem (18), os presidentes da Comissão de Informática Jurídica e de Defesa e Assistência ao Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), José Luiz Brasiliense Pimentel e Leonardo Barreto, respectivamente, com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José José Krentel Ferreira Filho, e representantes do Centro de Apoio e Defesa do Advogado.

Na ocasião, foi marcado o treinamento dos multiplicadores (funcionários da OAB-CE) para o dia 27 de julho, tendo em vista a portaria 1163/2012 que determina a obrigatoriedade do peticionamento eletrônico nas unidades em que o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) já foi instalado, a partir de 20 de agosto.  Os servidores da entidade serão responsáveis por transmitir, em seguida, os ensinamentos aos advogados. Já o treinamento dos profissionais de Direito acontecerá no dia 3 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h; no dia 10 de agosto, das 9h às 12h; e no dia 17 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Fórum Clóvis Beviláqua. As incrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira (23), no Centro de Apoio e Defesa do Advogado (3257-4634).

Além disso, ficou definido na reunião que serão abertos sinais de Wi Fi para acesso às páginas jurídicas, facilitando a vida dos advogados, como informou Luiz Pimentel. Outra medida que será tomada é o cadastramento de assessores para manuseio do sistema de processos eletrônico, independente do certificado digital. Eles poderão anexar documentos e petições, porém o advogado terá de assinar eletronicamente ao final do processo.

Ontem (18) teve início a instalação dos leitores do certificado digital, na Sala do Advogado do Fórum Clóvis Beviláqua e hoje (19) o equipamento já está liberado para uso. Amanhã (20) será a vez do Tribunal de Justiça receber os leitores e, na próxima semana, a Casa do Advogado.