O presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, afirmou, na noite desta quinta-feira, 19, ao conduzir a inauguração da sede da Subseção da OAB em Crateús, que a sua gestão à frente da entidade tem investido na valorização e capacitação da advocacia de todo o Estado, bem como infraestrutura aos que militam nos mais distantes municípios cearenses. “Estamos trazendo dignidade para os colegas do Interior”. Ele esteve acompanhado do presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante.

Aplaudido de pé por mais de 200 advogados e advogadas que acompanharam a solenidade, Valdetário Monteiro disse que a Secional tem enfrentado a morosidade da Justiça Estadual, cobrando realização de concurso público para magistrados e servidores. O presidente da OAB-CE conduziu a cerimônia de inauguração, marcada pela emoção e sentimento de gratidão. Após 15 anos de espera, os que militam na região festejaram o novo equipamento que resgata a dignidade profissional.

“Nós temos agora a nossa referência, a nossa casa”. A declaração é do advogado José Almir Claudino Sales, com 30 de advocacia e que ontem foi homenageado pela Subseção de Crateús, juntamente com os também advogados Eudes Oliveira e Rosália Neta Bonfim Lacerda.

Para Ophir Cavalcante, aquele era o momento de celebração. Ressaltou que a construção da sede da Subseção foi proporcionada “exclusivamente com recursos financeiros advindos da advocacia brasileira para fortalecer essa mesma classe, que luta contra todas as adversidades que as regiões mais distantes deste país impõem, mas persiste o ideal de luta, de resistência e de compromisso com a sociedade”.

Agradecido ao apoio de Valdetário Monteiro e Ophir Cavalcante, o presidente da Subseção, Ismael Pedrosa, disse que estava sendo concretizado um sonho de 15 anos. Ele lembrou que a realização do projeto se deve aos ex-presidentes da Subseção de Crateús, que “deram valoriza contribuição”.

A OAB de Crateús, que funcionava no Fórum da Comarca, agora passa a ter sede própria, auditório e espaço para abrigar a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CACCE), a Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (Fesac), sala para apoio aos advogados e para reuniões. A construção da sede foi promessa de campanha de Valdetário e agora concretizada.

Além dos profissionais que trabalham nos Sertões de Crateús, autoridades do município, estiveram presentes à solenidade os presidentes das Subseções dos Inhamuns, Regina Gonçalves; de Sobral, José Inácio Linhares; de Quixadá; Gladson Alves; de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon; da Ibiapaba, José Sales Neto. Participaram também os conselheiros federais da Ordem, Danilo Mota e Mário Barata; os conselheiros estaduais Leonardo Araújo, Marcelo Mota, Ademar Mendes, Pedro Bruno, Sávio Aguiar, Carlos Alberto Fontenele; o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE), Renan Viana; o diretor-executivo e o diretor de núcleo da Fundação Escola Superior da Advocacia (FESAC), Caio Valério Falcão e Guilherme Eliano, respectivamente; a Ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha; o vice-presidente da Subseção de Aracati, Egídio Barreto de Oliveira.