A universalização das ações da atual gestão da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) se reflete na inauguração de 68 Salas de Apoio ao Advogado nos últimos dois anos e meio. Somente nesta quarta-feira, 18, o presidente Valdetário Andrade Monteiro entregou três equipamentos no Sertão Central. Duas em Quixadá e uma em Quixeramobim.

A primeira solenidade ocorreu no Fórum Desembargador Avelar Rocha, da Justiça Estadual na cidade de Quixadá. O local, que recebeu o nome de Sala Fábio Ronaldo Maia de Oliveira, possui equipamentos de ponta e toda a estrutura física necessária para atender os advogados e advogadas que militam na região.

Na ocasião, profissionais elogiaram a atuação de Valdetário Monteiro à frente da OAB-CE. Eles fizeram coro ao pronunciamento do presidente da Subseção de Quixadá, Gladson Alves do Nascimento, que agradeceu ao presidente da Secional “todo o trabalho direcionado para a advocacia do Interior”. Ele fez um comparativo das gestões anteriores com a atual. “A Subseção recebia da Secional R$ 100,00, durante os três anos de administração. Hoje, nós temos orçamento próprio para investirmos”, afirmou.

A descentralização do poder e a distribuição da administração no Interior do Estado têm sido priorizadas pela Diretoria da OAB-CE, por meio da criação de novas Subseções, construção e reforma de salas de apoio e das sedes das Subseções de Quixadá, Aracati e de Crateús (que será inaugurada amanhã). A construção da sede dos Inhamuns já foi licitada e a obra será iniciada nas próximas semanas.

“Estamos fortalecendo a advocacia resgatando a dignidade dos advogados e advogadas cearenses”, informou Valdetário Monteiro. Vários exemplos foram citados pelo presidente da OAB-CE. Dentre eles, as representações no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra os problemas registrados na Justiça Comum do Estado, a defesa intransigente das prerrogativas profissionais, criação do Centro de Apoio ao Advogado.