Os 68 anos de fundação da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) foram celebrados em sessão solene pela Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (09). A entidade oferece aos advogados cearenses mais de 30 serviços em dez áreas odontológicas, como urgência, prevenção e radiologia. A homenagem foi proposta pelo deputado Augustinho Moreira (PV).

A solenidade, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, reuniu dezenas de advogados e advogadas que ressaltaram o papel da CAACE no atendimento à classe. Estiveram presentes também o vice-presidente e o tesoureiro da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Júlio Ponte e Christiano Alencar, respectivamente; a vice-presidente da Caixa de Assistência, Katianne Wirna; o tesoureiro Renan Viana, e o secretário geral adjunto Itaércio Bezerra, além dos conselheiros federais Danilo Mota e Jardson Cruz,  dos conselheiros estaduais Moaceny Felix Filho e Sávio Aguiar, e do coordenador do Movimento Justiça Já, Edimir Martins.

A sessão solene foi presidida pelo deputado Delegado Cavalcante (PDT), que destacou o importante papel desempenhado pela entidade no atendimento aos seus advogados filiados. “A CAACE exerce uma função primordial ao prestar ao seu filiado, que necessita de um apoio eficiente, uma possibilidade de melhor qualidade de vida por meio de serviços como a assistência médico-hospitalar de alta qualidade”, salientou o parlamentar.

O evento foi aberto pelo coral da OAB-CE, que interpretou o Hino Nacional. Em seguida, a Caixa de Assistência homenageou com placas comemorativas os advogados Denise Lucena Cavalcante, Francilene Gomes de Brito, Francisco Clayton Pessoa de Queiroz Marinho, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, Glaydes Maria Esmeraldo, Helder Lima de Lucena, José Adriano Pinto, José Damasceno Sampaio, José Lindival de Freitas e Neomésio José de Souza.

Também foram homenageados o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, representado na solenidade por Júlio Pontes, e o presidente da CAACE, Leandro Vasques. Ambos receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados.

Leandro Duarte Vasques agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia e dirigiu os seus cumprimentos aos advogados homenageados na cerimônia e aos funcionários da entidade. “Temos que aproveitar este momento para prestar a nossa gratidão e o nosso reconhecimento a estas pessoas que estão sendo agraciadas e à dedicação incansável do de funcionários do CAACE”, destacou.

A atuação da Secional da Ordem e o trabalho assistencial da Caixa foram ressaltados pelo vice-presidente da OAB-CE, que falou em nome da entidade. Para Júlio Ponte, a advocacia cearense tem muito que comemorar nestes últimos dois anos e meio.

Propositor do evento, o deputado Augustinho Moreira (PV), elogiou as atuações de Valdetário Monteiro e de Leandro Duarte Vasques, na luta pelos interesses da classe advocatícia no Estado. “Temos que destacar a nova perspectiva que está sendo vista pela OAB. Nós vislumbramos uma OAB de todos nós, dos advogados mais humildes aos mais abonados. E enxergo também um caminho muito virtuoso para a CAACE”, pontuou Augustinho.

A sessão solene foi encerrada com a entrega de carteiras da OAB a 38 novos advogados e advogadas, que, a partir de agora, estão aptos a exercer a advocacia.