Como forma de alertar para a segurança, principalmente na construção civil, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região (TRT7), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) e de outras instituições, promoveram, na manhã de hoje (17), o ato público “Trabalho Seguro na Indústria da Construção”, nas obras do Castelão (Estádio Plácido Aderaldo Castelo). O manifesto faz parte do Programa “Trabalho Seguro” desenvolvido pela Justiça do Trabalho em parceria com instituições públicas e privadas. A OAB-CE integra o Grupo de Trabalho do Comitê Interestadual da Copa para a diminuição de acidente de trabalho no Ceará e no Brasil a fim de reduzir os acidentes de trabalho no Estado e no Brasil que já tem números alarmantes. Em 2011, aconteceram 2.796 acidentes fatais no país.

O evento, que aconteceu em outras capitais brasileiras, busca promover ações concretas e permanentes de prevenção. Durante a manhã, os trabalhadores receberam orientações sobre segurança no trabalho, assistiram a palestras e vídeos e receberam kits com cartilha educativa, boné e camiseta, além de participarem do sorteio de dez camisas oficiais da Seleção Brasileira de Futebol. Os presentes acompanharam o show do cantor Raimundo Fagner que deu início ao ato com o hino nacional.

De acordo com o secretário-geral da OAB-CE, Cleto Gomes, é muito importante a iniciativa do TRT e do TST. Isso porque a Justiça do Trabalho tem de sair dos gabinetes e tribunais para participar de forma mais efetiva na defesa do trabalho seguro. “A OAB-CE participa de forma institucional no sentido de sensibilizar os trabalhadores para que usem os equipamentos necessários a garantia da segurança e também sensibilizar as empresas da importância de evitar os acidentes de trabalho que são extremamente prejudiciais para a família da vítima e para a empresa”, destacou.

O ministro do TST, João Oreste Dalazen, saudou os trabalhadores e disse que a presença da Justiça do Trabalho é um esforço de uma contribuição mínima para mostrar que existe uma valorização da vida e da saúde do trabalhador e para fazer efetiva a prevenção aos acidentes de trabalho na construção civil. Para ele, o excesso de confiança é uma das causas dos acidentes, daí a necessidade do uso de equipamentos de proteção. “Por vocês e para vocês organizo esse ato com um único e firme propósito: que tenham um trabalho seguro. Para isso estamos unidos e irmanados a fim de passar uma mensagem educativa e de alerta”, ressaltou.

O ministro alertou que de todas as atividades, a construção civil é a que mais provoca acidentes fatais. “O país abre-se, hoje, em um enorme canteiro de obras e a pressa culmina nos acidentes que são, em grande parte, previsíveis. É preciso fazer com atenção e observância das normas técnicas”, apontou.

“Precisamos reverter o quadro de flagelo social e promover uma verdadeira cruzada pelo trabalho seguro”. Segundo Dalazen, custa muito menos promover cursos de capacitação e investir em prevenção do que indenizar famílias ou substituir trabalhadores.

O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, assinou decreto que institui cláusula de segurança do trabalho nas obras do Castelão e enalteceu a iniciativa da Justiça do Trabalho que sai dos gabinetes e tribunais e vai para as ruas participar de uma campanha da maior importância. “Por ano, no Brasil, morrem o equivalente a quantidade de pessoas vítimas do acidente com as Torres Gêmeas. A construção civil é de todos os setores o que sofre com isso. Fiz questão de vir aqui para parabenizar os tribunais e os sindicatos pela campanha que deve se estender por todos os canteiros de obras do Ceará”, salientou. Conforme o governador, os trabalhadores do Castelão dão exemplo para o Brasil pelo empenho e pela consciência de manter a segurança. Ele informa que a obra não teve nenhum acidente fatal.

Estiveram presentes, ainda, ao manifesto a presidente do TRT7, desembargadora Roseli Alencar; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, Harley Ximenes; o secretário-geral da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Clovis Renato; o presidente da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte), Daniel Aragão; o secretário de Esportes do Ceará, Gony Arruda; o secretário da Secretaria Especial da Copa, Osterne Feitosa; o ex-jogador Carlos Alberto Bianchesi (Careca); o presidente do Sintepav, Raimundo Nonato Gomes; o procurador Nicodemos Fabrício Maia; o presidente do Sinduscon-Ce, Roberto Sérgio; o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Júlio Brizzi; e o diretor da Holding Galvão Andrade Medonça, Frank Araújo.