Ontem (02/08), hoje (03/08) e amanhã (04/08), o Ceará recebe a 60ª Caravana da Anistia com o julgamento de pedidos de indenização federal de pessoas perseguidas pela Ditadura Militar. Nesta sexta-feira, a programação acontece na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), às 08 horas, quando acontece a abertura oficial do evento. No local, a Caravana prossegue com seus trabalhos no Anexo das Comissões durante o sábado (04). As audiências serão conduzidas pelo Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão Nacional de Anista, Paulo Abrão. A ação será uma grande oportunidade para a sociedade refletir sobre o que significou a Ditadura.

O evento é uma ação da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça, em parceria local com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Hoje (03/08) haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem à Comissão Nacional da Anistia. Ontem (02/08), a Secretaria da Justiça e Cidadania realizou o pagamento simbólico das indenizações a 41 anistiados que tiveram os processos deferidos pela Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou. Além disso, uma palestra do Secretário Nacional de Justiça foi proferida na Universidade de Fortaleza (Unifor), na noite desta quinta-feira.  No encerramento da Caravana, amanhã (04/08), acontecerá um cortejo de manifestações culturais, no centro de Fortaleza, com concentração na Praça do Ferreira. Lançamentos de livros, peças, exposição fotográfica, exibição de filmes e seminários marcaram a programação da Caravana.

Além da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH), são parceiros locais do evento: as secretarias Estaduais da Justiça (Sejus), da Cultura (Secult), e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); Assembleia Legislativa (AL), por sua Mesa Diretora e a Comissão de Direitos Humanos; Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza; Câmara Municipal de Fortaleza; a Universidade de Fortaleza (Unifor); Associação 64/68 – Anistia; Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça; Instituto Frei Tito; Aparecidos Políticos; dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Veja a programação completa para o mês de agosto no link:
http://copdhce.blogspot.com.br/2012/07/60-caravana-da-anistia-chega-fortaleza.html