Mais uma homenagem ao Dia do Advogado será realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, no dia 22 de agosto. Uma sessão solene marca também a comemoração aos 79 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secional Ceará. A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho e acontece no plenário Fausto Arruda, às 19h30. O evento faz parte das celebrações pelo Dia do Advogado (11 de agosto).

Recebem a honraria, a Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal e Secional Ceará; a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) e a Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac).

A história da Secional Ceará da OAB começou a ser construída no dia 7 de janeiro de 1933, no Fórum de Fortaleza, quando os advogados Edgar Cavalcante de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto receberam, do Instituto dos Advogados do Ceará, a missão de instalar a Seção da Ordem no Estado.

A princípio, a OAB-CE foi presidida por Edgar de Arruda, tendo Clodoaldo Pinto como secretário. Eles elaboraram editais convocando advogados cearenses para integrarem o quadro da entidade, que inicialmente foi montado com 92 advogados, 21 provisionados e um solicitador (estagiário). A assembleia para compor a Diretoria da OAB-CE foi realizada em 30 de março de 1933, o dia que marca a instalação da Ordem no Ceará.