“Falar sobre a OAB-CE é falar da paixão enorme e crescente pela Justiça”. A declaração é do presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Valdetário Andrade Monteiro, proferida na noite desta quarta-feira, 22, na sessão solene no plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza em comemoração aos 79 anos da entidade. A solenidade, proposta pelo vereador Plácido Filho, fez parte das celebrações pelo Dia do Advogado (11 de agosto).

A solenidade foi marcada também pela entrega de carteiras a novos 51 advogados e advogadas. Aquele momento, segundo o presidente da OAB-CE, representava a festa do antigo com o nascimento de jovens profissionais.

No discurso de agradecimento, Valdetário Monteiro lembrou que a OAB transcende ao papel de entidade classista. E, no Ceará, a Ordem em suas três vertentes (Secional, CAACE e FESAC) e 12 Subsecionais faz valer a interpretação do Direito como ferramenta da sociedade, de defesa de seus direitos e garantias constitucionais. Para o advogado e advogada, a atual diretoria criou o Centro de Apoio e Defesa Advocacia, oferece cursos preparatórios aos advogados em início de carreira, ensino à distância aos profissionais do Interior, assegurando capacitação ao que militam nos municípios mais distantes da Capital. “É essa corrente de forças, sociedade e advogados, que este ano festeja 79 anos de existência”, enfatizou.

Durante a solenidade, o vereador Plácido Filho entregou ao presidente da Secional uma placa em homenagem ao aniversário da entidade, na presença da também vereadora Toinha Rocha, que presidiu a sessão; do secretário geral adjunto da OAB-CE, Ricardo Bacelar; do presidente e do tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasques e Renan Viana, respectivamente; do diretor executivo da Fundação Escola Superior de Advocacia (FESAC), Caio Falcão; da procuradora de Justiça Marylene Barbosa Nobre, representando o procurador geral de Justiça; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional, Mestrado e Doutorado da Unifor, Gina Marcílio Pompeu; Agenor Studart Neto; da vice-presidente da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (AJAFORTE), Janaina Sena.

Estiveram presentes também a solenidade, o tesoureiro da OAB-CE, Christiano Alencar, os conselheiros estaduais Patrício Almeida,  Kennedy Ferreira Lima, Moaceny Felix Filho, Marcelo Mota, Tarciano Capibaribe, Ademar Mendes Bezerra Junior, Ana Eugênia Rodrigues, Pedro Bruno, além de diretores da FESAC e integrantes de Comissões da Ordem.

O autor da homenagem, Plácido Filho, em seu pronunciamento, comparou a militância do advogado com a atuação do vereador. “São iguais as estradas de um político defensor do povo e de um advogado defensor dos justos”.

O coral da OAB-CE emocionou os presentes com apresentação na abertura da sessão solene e no encerramento. Também de muita alegria e respeito foi a homenagem prestada pela Ordem a advogada Maria de Fátima Silveira Pereira, que recebeu um placa das mãos do presidente Valdetário Andrade Monteiro.