Muita emoção na entrega das carteiras a 53 novos advogados, na manhã de hoje (17/09), pela Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE). Os profissionais aprovados no último Exame de Ordem prestaram compromisso ao presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, na sede da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), com a presença de familiares e amigos.

Entre os presentes, o Secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Mauro Filho, que acompanhava o seu filho, Carlos Mauro Benevides Neto, que ingressou na carreira de advogado, externou apoio à Ordem. “Através do seu presidente, a OAB-CE conseguiu ser um alicerce de apoio à classe. Ter um filho aprovado no Exame de Ordem me coloca um sentimento de dever cumprido. Fico muito feliz que ele faça, a partir de hoje, parte dos quadros da entidade”, pontuou.

O ex-conselheiro federal da OAB-CE, José Maria Rios, que também acompanhava a sua filha, Luana Rios, lembrou que na sua família são poucos advogados, mas que praticamente motivou seus filhos a ingressarem na carreira. “A advocacia é o ponto inicial. É a árvore jurídica para que os profissionais possam seguir outras carreiras. Fico contente de pertencer à Ordem. O presidente está fazendo por merecer a emoção no rosto de cada um que recebe, hoje, a carteira. Advocacia é identidade”, ressaltou.

Já o ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, presente ao evento para ver a sua neta, Patrícia Aguiar, ingressando na carreira, destacou que a expectativa para os novos advogados é que as garantias coletivas do artigo 5º sejam a regra maior. “O apostolado que o profissional faz ao entrar na advocacia é a defesa da lei. A lei que ele deve buscar é a satisfação dos direitos. Justiça que tarda não é Justiça. Que a minha neta possa ser esse apostolado, profissional lutando pelo direito do cidadão”, salientou.

De acordo com Patrícia Aguiar, é uma honra poder ter esse privilégio de ingressar na carreira. “Com muita gana e muita vontade pretendo alcançar o sucesso”, disse.

A nova advogada Samia Leandro Costa Castro revelou que foi uma batalha muito grande chegar até esse dia de receber a carteira. “A sensação é de missão cumprida. Sinto-me muito feliz por fazer parte da classe”.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, este é um momento importante para cada um. O presidente lembrou a importância da presença dos novos advogados nos quadros da OAB-CE. E listou uma série de trabalhos que a  Ordem vem realizando em prol do advogado. “Temos cursos oferecidos pela Fesac para o aperfeiçoamento do advogado. Existe também o Centro de Apoio ao Advogado para auxiliar o profissional. Inauguramos 77 salas de apoio ao advogado no Ceará para que vocês tenham toda a estrutura necessária”, enumerou. “O fortalecimento da advocacia passa pelo fortalecimento de vocês. Fico muito feliz por recebê-los aqui neste momento que é de nascimento para uma vida profissional”, concluiu.