A advocacia cearense conta agora com mais 33 novos profissionais. Na manhã de hoje (19), os aprovados no último Exame de Ordem receberam a carteira e prestaram compromisso a Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), na sede da entidade. O documento permite o exercício da atividade de advogado, bem como prestar concursos públicos.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, lembrou a função da Ordem. “A entidade tem responsabilidade pelo controle deontológico, pela e ética e pela disciplina. Mas também defendemos a cidadania. A OAB alia o controle do exercício da advocacia com a função social”.

Segundo o presidente, passar no Exame de Ordem é assumir diversas responsabilidades, dentre elas a inviolabilidade. “Os bens mais preciosos da República são entregues à advocacia. Somos os únicos profissionais que temos um rito a seguir, mas também temos uma cobrança muito grande”, destacou.

Valdetário Monteiro acrescentou que para a carreira de advogado dar certo existe uma palavra mágica, que é perseverança para manter-se firme na profissão. O presidente aproveitou a oportunidade para listar as atividades da OAB-CE de apoio ao advogado. “Temos mais de 50 comissões, inauguramos 80 salas do advogado e a entidade oferece uma série de serviços de assistência à classe”, enumerou.

“Procuramos fazer o apoiamento para que os advogados se mantenham no exercício profissional. Que vocês possam carregar essa chama ardente que é a advocacia”, finalizou. O presidente da Comissão de Direito Cultural da OAB-CE, Ricardo Bacelar, parabenizou os novos advogados. “Vocês lembrarão desse dia porque é o nascimento profissional”.

Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Fernando Férrer, disse que todas as profissões pairam sobre o Direito. “Temos de valorizar a profissão de advogado. Sejam bem-vindos a esta casa que é de todos nós. É uma honra tê-los como colegas advogados”, comentou. A solenidade contou com a presença do vice-presidente da OAB-CE, Julio Ponte.