De 7 a 14 de novembro de 2012, acontece a 6ª Semana Nacional de Conciliação. No Ceará, todas as varas e unidades judiciárias farão parte deste grande evento para buscar acordos entre as partes. O diferencial deste ano, como informa o juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPMCSC), que coordena o movimento, é que as unidades funcionarão aos sábados e  domingos. “Isso vai facilitar o acesso de todos aos locais para que seja possível a conciliação”, lembra.

No momento, as varas estão na fase de levantamento processual para o evento que foi lançado no último dia 13 de agosto, no auditório do Conselho de Justiça Federal, em Brasília, durante o 2º Encontro de Juízes Coordenadores dos Núcleos de Mediação e Conciliação nas Áreas Federal, Estadual e Trabalhista.

Em Fortaleza, o NPMCSC, que tem a frente a desembargadora Nailde Nogueira, criou o cronograma de audiências para as 30 varas cíveis e 25 juizados especiais a fim de facilitar que as grandes empresas demandantes, como as de telefonia, planos de saúde e de água e energia, tenham uma sequência específica de audiências nas unidades e varas de modo que compareçam a todas, como destaca o juiz.

Os advogados e as partes podem solicitar que seus processos tenham tramitação na Semana da Conciliação. Para tanto, basta preencher um formulário por meio do link disponível no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) www.tjce.jus.br. As partes também podem se dirigir à vara ou unidade judicial e preencher a solicitação de inclusão do processo na Semana da Conciliação.