Na noite de ontem (25), a Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac) deu início, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), à XIX edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia. Durante a abertura, o secretário-geral da OAB-CE, Cleto Gomes, ministrou módulo sobre Marketing Jurídico. O objetivo é de proporcionar a capacitação prática para o pleno exercício da profissão, preparando o profissional para sua entrada no mercado de trabalho.

O curso, que segue até o dia 10 de outubro, é gratuito e destinado ao advogado que tiver seu ingresso comprovado nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Ceará, com tempo inferior a dois anos.

O evento contou com as presenças das coordenadoras da Fesac Patrícia Marla Machado e Léa Feitosa. A cada dia, uma aula será ministrada por advogados e componentes da Ordem, como o especialista em Direito do Trabalho, Harley Ximenes, Eduardo Castelo, o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, José Navarro, e o especialista em Direito Constitucional, Moaceny Félix. Mais informações pelo telefone 3272 1707 ou pelo site www.fesac.org.br.

DIA 25/09 (Terça – 19h00min às 22h00min)
MARKETING JURÍDICO 
Cleto Gomes.

Advogado do Departamento de Edificações, Rodagem e Transportes – DERT – 1985/1996; Chefe da Procuradoria Jurídica do Departamento de Edificações, Rodagem e Transportes– DERT – 1992/1994; Ex-Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará – 1995/1997. 1º Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção do Ceará – 1997; Secretário-Geral da OAB/Ce, triênio 2010-2012.

DIA 26/09 (Quarta – 19h00min às 22h00min)
PRÁTICA DE DIREITO DO TRABALHO
Harley Ximenes dos Santos.

Advogado. Pós Graduado em Direito Empresarial pela UECE. Especialista em Direito do Trabalho. Mestrando pela Universidade do Porto. Vice-Presidente da Região Nordeste da ABRAT. Consultor Sindical. Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportivo do Futebol de Salão do STJDFS. Membro da JUTRA.

DIA  28/09  (Sexta – 14h30min às 17h30min)
PRÁTICA DE PROCESSO CIVIL  
Eduardo Sergio Carlos Castelo

Advogado; Procurador da Prefeitura de Bela Cruz; Presidente da CAAIC – Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB/CE

DIA 01/10 (Segunda – 19h00min às 22h00min)
ÉTICA NA ADVOCACIA
José Damasceno Sampaio.

Advogado, Pós-graduado em Direito Tributário e em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho; especializado em Direito Empresarial. Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina.

DIA 02/10 (Terça – 19h00min às 22h00min)
PRÁTICA DE DIREITO TRIBUTÁRIO
Anneline Magalhães Torres.

Advogada; pós-graduanda em Direito e Processos Tributários pela Universidade de Fortaleza; Coordenadora do Instituto de Estudos e Pesquisas de Processos Administrativos Tributários – INEPPAT, com atuação junto ao Contencioso Administrativo Tributário Estadual e Municipal;  membro da Comissão de Estudos Tributários da OAB/Ce e Coordenadora da AJAFORTE.

DIA 04/10 (Quinta – 19h00min às 22h00min)
PRÁTICA DE DIREITO PENAL   
Waldir Xavier Lima Filho.

Advogado, Professor Universitário, sócio do escritório Waldir Xavier e Advogados Associados S/C, com correspondência em Teresina, Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, integrante de Banca de Exame de Concurso de Juiz Federal do Trabalho, membro de várias Comissões na OAB/CE, ex-Diretor da Comissão de Defesa do Consumidor e atualmente Secretário Geral do TED da OAB/CE, correspondente dos escritórios dos Profs. Paulo José da Costa Jr e Miguel Reale Jr., Mestre em Direito, Advogado Criminal laureado pelo Troféu “Forças Vivas” outorgado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará.Integrante da Comissão Técnica do Fórum de Ciência Penal, um dos mais importantes conclaves jurídico-penal do País, integrante do IBCCrim.

DIA 05/10 (Sexta – 14h30min às 17h30min)
PRATICA DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Luiz Sávio Aguiar Lima.

Advogado. Especialização em Direito em Gestão Tributária. Professor Universitário. Presidente de Estudo da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/CE. Conselheiro Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON/Fortaleza.

DIA 09/10 (Terça – 19h00min às 22h00min)
PRERROGATIVAS DO ADVOGADO
JOSÉ NAVARRO.

Advogado e professor. Pós-graduado em Direito empresarial. Coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia da OAB/CE

DIA 10/10 (Quarta – 19h00min às 22h00min)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
Moaceny Felix Filho

Advogado. Procurador Federal, Especialista em Direito Constitucional, Professor Universitário e Conselheiro da OAB/CE)