Mais uma promessa cumprida pela atual Diretoria da OAB-CE. Na manhã desta terça-feira, 11, foi inaugurada a sede provisória da Subseção da Região Metropolitana, em Maracanaú. A emocionante solenidade foi aberta pelo coral da Ordem alencarina, que entoou os hinos do Brasil e do Ceará, acompanhado pela banda de música da Polícia Militar. Em seguida, o presidente da Secional, Valdetário Andrade Monteiro, fez a abertura dos trabalhos, que resultou em discursos de agradecimento e reconhecimento ao empenho da atual Diretoria da entidade.

Além de Valdetário Monteiro estiverem presentes à solenidade os diretores da Ordem, Cleto Gomes (secretário geral), Christiano Alencar (tesoureiro), Ricardo Bacelar (secretário geral adjunto), de dezenas de advogados e advogadas, autoridades do Município, os deputados federal e estadual, respectivamente, Edson Silva e Júlio César Filho. Participaram do ato, o conselheiro federal Jardson Cruz e os conselheiros estaduais Edimir Martins, Pedro Bruno Amorim ,Marcelo Mota, Patrício Almeida, Moacir Albuquerque, Kennedy Ferreira Lima, Dejaniro Costa dos Santos, Sávio Aguiar e Marcell Feitosa. Estiveram presentes também a vice-presidente e o tesoureiro da CAACE, respectivamente, Katianne Wirna e Renan Viana.

A sede recebeu o nome do advogado Waldir Xavier de Lima, pai do também advogado Waldir Xavier, que falou em nome da família. Emocionado, chorou durante quase todo o pronunciamento, Waldir lembrou a figura singular do homenageado. “Homem simples que fez da advocacia sua trincheira. Homem público de conduta irreparável”.  Ressaltou, ainda, que a OAB-CE tem dois momentos: antes e depois de Valdetário.

O presidente da Secional fez um rápido discurso. Agradeceu o apoio de sua Diretoria e afirmou que a homenagem a Waldir Xavier de Lima emociona a toda a advocacia cearense, por ser ele exemplo de ética e firmeza, sem nunca ter se afastado do respeito às prerrogativas profissionais.

Sobre a inauguração da sede, Valdetário Monteiro disse que cumpriu a promessa de criar a Subseção da Região Metropolitana. “Hoje o advogado é valorizado em todo o Ceará”, constatou.

O mesmo acredita o presidente provisório da Subseção, Mardônio Almeida, lembrando que a entidade é compromissada com as leis brasileiras. Mostrou-se feliz com a realização do sonho da advocacia que milita na Região Metropolitana.

Quem também falou foi o secretário geral adjunto da OAB-CE, Ricardo Bacelar, que lembrou o poeta, escritor, político Barros Pinho. Ressaltou o legado cultural deixado pelo ex-secretário de Cultura de Fortaleza e de Maracanaú, “uma pessoa do bem”.