Mais 32 novos advogados participaram da tomada de compromisso, na manhã de hoje (26), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE). Os novos profissionais aprovados no último Exame de Ordem receberam as carteiras e já poderão exercer a advocacia. Coordenada pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a solenidade contou com a participação do vice-presidente da OAB-CE, Julio Ponte, do diretor-tesoureiro da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), Ivan Félix, da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Katiane Virna, do presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Victor Meyer de Albuquerque, e do juiz Jucid Peixoto do Amaral.

Sorrisos e lágrimas se confundiam entre os jovens advogados e seus familiares durante a solenidade. Julio Ponte pediu para que os novos advogados participem da OAB-CE.

Katiane Virna apresentou os serviços que a CAACE disponibiliza para os advogados. “Temos um leque de opções para atender a advocacia. Muito mais do que assistência, procuramos desenvolver um trabalho de apoio aos advogados em início de carreira”. São convênios com lojas de informática, serviços de fonoaudiologia e fisioterapia, farmácia do advogado.  “A CAACE está inteiramente à disposição de vocês. Sejam bem-vindos. A advocacia é uma mola propulsora de uma sociedade democrática”, destacou.

Ivan Félix apresentou aos novos profissionais os cursos que a Fesac oferece. “A Fundação traz para o advogado vários cursos de extensão e de especialização. O objetivo principal é o treinamento”, informou. O diretor da Fesac disse que a capacitação é primordial para o início da carreira.

Já o presidente da Comissão de Direito Penitenciário argumentou sobre a importância das comissões. “No momento estamos fazendo um trabalho de acompanhamento dos problemas das delegacias. É muito importante que vocês ingressem na OAB por meio da comissão que tenha a ver com a sua aptidão. A Ordem está de portas abertas”, ressaltou.

O juiz Jucid Peixoro do Amaral, que foi acompanhar o filho receber a carteira, disse que o importante é não desistir da carreira e nem desanimar.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, ponderou que este é o primeiro passo para a carreira da advocacia. “É uma conquista coletiva. O ingresso na OAB vem de uma longa caminhada. O sentido disso tudo é sentir que se chegou à vitória”, pontuou. O presidente disse, ainda, que o ingresso na entidade vem revestido de uma série de compromissos e o primeiro deles é que os advogados entram normais e saem imantados pela inviolabilidade. “Precisamos ter em mente que a capacitação é importante para manter essa inviolabilidade. Fico emocionado de compartilhar deste momento sublime”, salientou.

Valdetário listou uma série de ações que vendo sendo realizadas pela OAB em defesa do advogado. “Cobramos da Justiça a celeridade, criamos salas de apoio ao advogado, o Centro de Apoio defende de maneira intransigente as prerrogativas dos advogados. A nós são entregues a defesa de todos os princípios basilares da sociedade. Que nós possamos glorificar essa atividade”, finalizou.