“Fiz um pacto comigo mesmo de construir uma história de vida. No final, somos vistos pelos passos que demos em nossa caminhada”. Relatou o advogado Meton Cesar de Vasconcelos ao fazer uma retrospectiva de sua vida profissional e pessoal ao ser homenageado na tarde desta quinta-feira, 13, pelo Conselho Secional da OAB pelos 50 anos de advocacia. A propositura é do conselheiro Pedro Jorge Medeiros e foi acolhida, por unanimidade, pela Diretoria da entidade e pelo Conselho estadual.

Na ocasião, recebeu de Pedro Jorge a sua ficha de inscrição da Ordem, datada de 1962, e do o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados à advocacia. Meton Vasconcelos foi secretário geral da OAB-CE (1993-94), Conselheiro Secional, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e Advogado Padrão (2009).

Em seu discurso de agradecimento ao Conselho, na presença de familiares e amigos, Meton Vasconcelos alardeou a importância da ética que deve pautar a vida do cidadão e, em especial, do advogado. “Nós, advogados, estamos mais expostos ao julgamento da sociedade”. Por essa razão, ressalta, é exigido que eles dêem o exemplo. O homenageado afirmou, ainda, que a ética é um aspecto muito mais de caráter individual e os valores éticos são descobertos pelo homem, pouco a pouco, no curso de sua história. Sobre a homenagem, ele disse se regozijar por ser inscrito “no seleto grupo de advogados homenageados”.

Conselheiros e diretores ressaltaram a importância do ex-procurador de Justiça para a classe. Pedro Jorge Medeiro lembrou que Meton Vasconcelos “honra a advocacia cearense nos 50 anos de serviços prestados com nobreza, ética”.  Sentimento semelhante tem o secretário geral da Ordem, Cleto Gomes, que enfatizou o seu exemplo para todos os advogados. Já o secretário geral adjunto, Ricardo Bacelar, enfatizou as virtudes do homenageado. “Homem respeitado, combativo, correto, honesto”.