A profissionalização dos escritórios de advocacia foi o principal tema tratado, hoje (05), no Seminário de Gestão Estratégica de Sociedades Advocatícias, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB), pela Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac) e pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), no Hotel Oásis Atlântico. O evento contou com palestras do advogado e especialista em Direito Tributário, Mauro Scheer Luís, e da psicóloga especialista em gestão de recursos humanos, Vanessa Silva Scheer.

O Seminário deu dicas aos advogados de como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa, forneceu noções de níveis de planejamento, passando pela parte prática de elaboração do planejamento estratégico de uma determinada atividade. Ainda foram abordados o planejamento financeiro, com o controle de custos; elaboração de manuais; desempenho e qualidade da advocacia; e o gerenciamento do departamento por meio de software de controle processual. “O nosso propósito é mostrar como estruturar e reestruturar uma empresa de advocacia. Os advogados geralmente são avessos a números, mas é preciso cuidar dessa parte administrativa. Muitos escritórios sangram por falta de planejamento”, comentou Mauro Sheer Luís. Ele acrescentou que, inclusive, é necessário que a empresa seja preparada para ser passada para outros advogados quando da aposentadoria ou morte do profissional. “É preciso saber qual o valor econômico da sociedade”, apontou.

De acordo com o secretário-geral da OAB-CE, organizador do evento, Cleto Gomes, o que imbuiu a entidade de realizar o seminário foi a criação da Comissão de Administração Legal. “Vamos procurar desenvolver um trabalho voltado para a profissionalização dos escritórios com a nova Comissão, que é de suma importância para os advogados. Resolvemos realizar a palestra inédita no Ceará para contemplar, principalmente, os advogados em início de carreira que planejam montar sua empresa e também para os grandes e médios escritórios a fim de que eles possam reciclar e replanejar suas estratégias”, destacou. Para ele, um escritório sem planejamento é como um barco sem leme.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, ressaltou a importância do seminário para a advocacia cearense. “A gestão estratégica é fundamental para o crescimento da classe”. Segundo ele, o evento é uma mudança de paradigmas na OAB-CE. O presidente aproveitou a oportunidade para mostrar os serviços oferecidos aos advogados no site da entidade. “Temos o link de oportunidades que emprega profissionais, o liber, o escritório virtual e mais de 500 cursos gratuitos oferecidos pela Ordem. Somos a única OAB do Brasil que emite certidão on line. Hoje o processamento é todo virtual”, listou. Na ocasião, Valdetário fez a tomada de compromisso de dois novos advogados que receberam a carteira da OAB-CE: Agatângelo José Silva Gois e Cyntia Desirre Carvalho Amorim.

Para a presidente da Comissão de Administração Legal da OAB-CE, Williane Gomes Pontes Ibiapina, o objetivo da Comissão e do seminário é fazer com que as pessoas procurem profissionalizar seus escritórios. Os advogados podem procurar a Comissão para pedir ajuda no planejamento de suas empresas. “Estamos tentado trazer a discussão hoje aqui nesse seminário. Saímos da nossa zona de conforto para saber o que queremos do nosso negócio”, salientou.

O seminário contou, ainda, com as presenças do diretor-tesoureiro da OAB-CE, Christiano Alencar, do presidente da CAACE, Leandro Vasques, do diretor-tesoureiro da Fesac, Ivan Cesar Félix Rodrigues, do tesoureiro da CAACE, Renan Viana, do conselheiro federal da OAB-CE, Jardson Cruz, da presidente do Instituto de Estudos Trabalhistas e Sociais do Ceará (Inetra) e vice-presidente da CAACE, Katianne Wirna.