A Comissão de Direito Sindical da OAB/CE, através do seu presidente, Thiago Pinheiro, esteve presente na eleição do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação no Ceará (SINDIUTE), nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, atendendo ao chamado dos trabalhadores.

A eleição contou com a participação de três chapas. A Chapa 01 (CUT) era a da atual gestão, a Chapa 02 (Conlutas) e Chapa 03 aglutinavam os dissidentes.

A pedido das partes, no dia 12 de setembro de 2012, foi firmado um acordo, via mediação coletiva, no Ministério Público do Trabalho da 7ª Região, com assistência do Procurador Francisco Gérson Marques de Lima, quando foram acordados alguns pontos controvertidos acerca do pleito eleitoral.

A apuração teve início na madrugada do dia 20 de setembro, na Sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Fortaleza), situada na Rua Solón Pinheiro, 915, Bairro José Bonifácio.

O Presidente da Comissão de Direito Sindical, Thiago Pinheiro, esteve no local antes da apuração, conscientizando os representantes das chapas acerca da melhor condução nos processos eleitorais, onde é evidente a importância das discussões democráticas e paritárias das intercorrências que porventura venham a surgir no decorre do pleito.

Asseverou ainda, Pinheiro, que a participação da OAB/CE é como observadora, esclarecendo pontos controvertidos, apaziguando os ânimos, sempre numa perspectiva de respeitos a dignidade, aos princípios constitucionais e ao Estado Democrático.

Por fim, o presidente da Comissão se colocou à disposição de quaisquer das chapas, informando que ficaria sobreaviso durante toda apuração para auxiliar no que fosse necessário. E que a preocupação da OAB, principalmente, na gestão do presidente Valdetário Monteiro foi de inserir a Ordem nas principais discussões sociais contribuindo para PAZ SOCIAL.

O resultado final da apuração deu vitória a Chapa 01 com 2030 votos, seguido da Chapa 02, com 778 votos e da Chapa 03, com 459 votos.