O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) abriu vaga de jurista para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE). O prazo de inscrição foi iniciado em 22 de agosto, quando da publicação do Edital nº125/2012, encerrando-se no dia 6 de setembro. Os candidatos serão escolhidos para compor a lista tríplice na vaga decorrente do término do primeiro biênio do jurista Cid Marconi Gurgel de Souza, que se encerrou em 10 de junho de 2012.
O edital foi assinado pelo presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, e disponibilizado, no último dia 22 de agosto, no Diário da Justiça Eletrônico. A indicação é necessária porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 29 de junho de 2012, deliberou pela substituição do advogado Armando Cordeiro de Farias na lista tríplice. Os demais integrantes, Cid Marconi Gurgel de Souza e Júlio Norberto de Holanda Aguiar foram mantidos na lista.
Após o término do período de inscrições, a Presidência do TJCE convocará sessão do Tribunal Pleno para escolha de um candidato. A eleição será feita por meio de voto aberto e direto. O nome do indicado pelo Pleno será remetido ao presidente do TRE/CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, que o encaminhará à consideração da Presidência do TSE. Em seguida, a direção do TSE remete à presidente Dilma Rousseff, que fará a nomeação.
O mandato é de dois anos e o jurista efetivo do TRE tem a função de juiz eleitoral, togado, no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral.