A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) homenageou o advogado Ricardo Ibiapina Lima pela contribuição ao bom andamento das eleições municipais, em especial em Caucaia, Região Metropolitana. Em solenidade, na tarde desta terça-feira, 16, na Sala do Conselho, o presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro, enfatizou a importância do papel do advogado no estado democrático de direito e para a garantia do exercício da cidadania.

Emocionado, Ricardo Ibiapina mostrou-se surpreso com a homenagem e a dividiu com o grupo de advogados e advogadas que aturam nas eleições em Caucaia. Ele recebeu a placa das mãos do secretário geral adjunto da Ordem, Ricardo Bacelar. “Não esperava o reconhecimento da OAB-CE, por não feito mais do que desempenhar o meu mister”.

No entender de Valdetário, a OAB-CE, que completará 80 anos em janeiro próximo, deve ser altiva e não se apequenar diante dos desafios diários. A presidência da entidade os tem enfrentado em nome das prerrogativas profissionais. Exemplo dessa postura ocorreu no pleito eleitoral, no último dia 7, quando exigiu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que os advogados e advogadas tivessem acesso às mesas receptoras, o que foi prontamente atendida.

“A advocacia deve ser exercida de forma livre e altaneira”, afirmou o presidente da Ordem cearense, que parabenizou a todos os advogados e advogadas que contribuíram para o sucesso das eleições municipais no Ceará.

O conselheiro federal Mário Barata elogiou a atuação firme de Valdetário Monteiro junto ao TRE. “Se não tivéssemos um presidente atuante, os advogados teriam ficado na porta das sessões, sem acesso às mesas receptoras. O homenageado é vossa excelência (Valdetário), pelo seu desempenho e por ter dado ao advogado o seu real valor”. Profissionais presentes à solenidade demonstraram semelhante sentimento, reforçando os agradecimentos ao presidente da OAB-CE pela postura determinada em assegurar o respeito às prerrogativas profissionais.