Para tentar melhorar a saúde no Estado, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Pontes, esteve, hoje (09) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) para pedir que a entidade encampe ação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) que vai visitar hospitais em vários estados brasileiros e elaborar um relatório de denúncia sobre o caos das emergências dessas unidades. O presidente do Simec foi recebido pelo presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, e pelo coordenador do Centro de Apoio e Defesa dos Advogados e da Advocacia, José Navarro. A Ordem confirmou a parceria na ação.

Um relatório único, com imagens anexadas, será encaminhado para organizações internacionais de Direitos Humanos. De acordo com José Maria Pontes, o sindicato de cada Estado ficará a frente da organização das visitas, que serão feitas a hospitais que atendem emergência.  “O nosso objetivo é denunciar a carnificina que vem acontecendo na saúde pública. Pessoas morrem nos corredores sem atendimento”, justifica. José Maria Pontes diz que faltam materiais básicos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Ele aponta que o gasto com saúde pública no Brasil hoje é muito pequeno.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, a entidade está alerta. “O que buscamos é a efetividade da saúde como direito da população. Vemos diariamente casos de omissão de socorro nas unidades de saúde. Pacientes graves ficam nos corredores aguardando atendimento”, destaca. Ricardo Madeiro diz que depois é possível até partir para ações judiciais como forma de fazer com que o poder público tome providências. O presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE sugeriu que fosse feito um Fórum para apresentar o resultado a entidades locais.

As visitas às unidades hospitalares já foram feitas em Natal (RN), mas no Ceará ainda não tem data marcada. Participaram da reunião representantes da Organização Não Governamental Gabedit, da Associação de Assistência Social Catarina Labouré, da Casa de Nazaré e do Recanto do Sagrado Coração.