O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, José Navarro, oficiaram ao juiz eleitoral de Orós dando ciência da determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, autorizando o acesso de advogados e advogadas às mesas receptoras, durante todo o pleito eleitoral, ou seja, nos períodos de votação e apuração.

Na manhã deste domingo cívico, o plantão da OAB-CE recebeu reclamação de advogados que militam na comarca de Orós informando que o magistrado estaria descumprindo a determinação do TRE-CE. Na defesa das prerrogativas, a entidade prontamente se manifestou cobrando a atuação integral dos profissionais.

Pela decisão do presidente do TRE-CE, os advogados e advogadas precisarão somente se identificar perante o presidente da sessão eleitoral com suas respectivas procurações, devendo respeitar a transitoriedade do acesso. Nas sessões somente poderão ficar, de modo permanente, durante os períodos de votação e apuração, os fiscais e delegados de partidos ou coligações.

Segundo o presidente Valdetário Monteiro, a preocupação da OAB-CE é evitar transtornos aos profissionais e restrições das prerrogativas profissionais, razão pela qual oficiou ao Tribunal Regional Eleitoral para que ainda na noite deste sábado oficie, de forma urgente, aos juízes eleitorais ratificando a presença dos advogados nas sessões eleitorais.