Com a proximidade da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) nas varas do trabalho de Fortaleza, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) está intensificando o treinamento de magistrados, procuradores, servidores e advogados. Nos dias 27 e 28 de setembro, o TRT-CE, por meio da Escola Judicial, capacitou em PJe/JT procuradores e servidores da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, da Procuradoria Regional do Trabalho e advogados que atuam na Justiça do Trabalho.

O grupo formado por 33 procuradores e advogados recebeu treinamento em microinformática e conheceu de perto as ferramentas do sistema que vai acabar com o processo em papel na Justiça do Trabalho. Os cursos foram ministrados pelos servidores Antônio Carlos dos Santos, assessor da Presidência, e Antônio Germano Rabelo Cunha, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/CE.

O PJe/JT possibilita que advogados e membros do Ministério Público tenham acesso instantâneo aos autos e produzam, via internet, atos processuais sem precisar sair do local de trabalho. Os profissionais conseguem ajuizar cautelares, apresentar petições, interpor recursos, tudo sem a necessidade de comparecer pessoalmente ao Tribunal ou Fórum para protocolo das peças, o que dá mais agilidade às decisões judiciais.

A implantação do PJe/JT nas varas do trabalho da capital será dividida em três etapas com seis varas cada uma. As primeiras seis unidades a receber o Processo Eletrônico serão da 13ª a 18ª varas de Fortaleza. As duas últimas (17ª e 18ª varas) serão inauguradas no dia 12 de novembro, mesmo dia da instalação do PJe/JT na Capital. Na sequência, no dia 26 de novembro, o PJe/JT será implantado da 7ª a 12ª varas de Fortaleza. Por fim, o sistema será instalado da 1ª a 6ª varas de Fortaleza, em 10 de dezembro.

Certificação Digital – Para poder acessar o novo sistema, magistrados, servidores, procuradores e advogados que atuam nas varas do trabalho de Fortaleza terão que utilizar – obrigatoriamente – o Certificado Digital. O documento eletrônico passará a ser uma ferramenta de trabalho indispensável.

Fonte: TRT-CE