O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) se prepara instalar o Processo Judicial Eletrônico em todas as varas do trabalho de Fortaleza até o final do ano. Para poder acessar o novo sistema, os advogados terão que utilizar obrigatoriamente o Certificado Digital. O documento eletrônico passará a ser uma ferramenta de trabalho indispensável para o advogado.

Diferentemente do atual Portal de Serviços do TRT/CE, o PJe/JT não permite o acesso do advogado ao sistema por meio de login e senha. O acesso será realizado exclusivamente com o uso do Certificado Digital.

O documento funciona como uma identidade digital que permite ao advogado, por exemplo, assinar eletronicamente documentos, enviar petições, acompanhar o andamento de processos. O Certificado Digital cifra o conteúdo das mensagens e informações e garante o envio dos dados de modo seguro.

Para obter o certificado, o advogado pode contar com o auxílio da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (clique aqui). Também é possível obter o documento nas agências da Caixa Econômica Federal (clique aqui).

Processo eletrônico: O PJe/JT é utilizado para tramitar eletronicamente processos e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere, acessível e eficiente. Quatro varas do trabalho cearenses já possuem o novo sistema: uma em Caucaia, duas em Maracanaú  e outra em Eusébio.

Fonte: TRT7