A abertura da Semana Nacional de Conciliação, em âmbito estadual, aconteceu hoje (07/11), em Fortaleza. A solenidade teve início às 8h, no Fórum Clóvis Beviláqua, com a presença de autoridades do Poder Judiciário do Ceará.

O evento teve a participação da Orquestra da Polícia Militar. A programação cultural (ver abaixo) segue ao longo da Semana de Conciliação, que terminará no próximo dia 14. Até esta terça-feira (06/11), a Justiça cearense agendou mais de 19 mil audiências conciliatórias.

De forma inédita, a Semana de Conciliação abrangerá o fim de semana. A finalidade é facilitar a vida de quem trabalha e não pode ir, de segunda a sexta-feira, aos locais das sessões.

No Estado, participam todas as Varas e Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) do Interior, bem como as Varas Cíveis, de Família e Juizados da Capital. É importante que as partes compareçam às unidades, na data e horário designados.

Os trabalhos no Ceará estão a cargo do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ). O Núcleo é supervisionado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e coordenado pela juíza Helga Medved.

Confirmaram presença para a solenidade de abertura no Fórum o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arísio Lopes da Costa, o vice-presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, e o diretor do Fórum, juiz José Krentel Ferreira Filho. Também comparecerão a desembargadora Nailde Pinheiro, as juízas Helga Medved e Jane Ruth Maia, entre outros magistrados.

A Semana de Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais. A finalidade é solucionar conflitos judiciais por meio de acordos e disseminar a cultura do diálogo e da pacificação social.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

DATA – HORA – EVENTO                                                  LOCAL

 

08/11 – 15H CHORINHO ESPAÇO VIVA GENTE           HALL DAS VARAS DE FAMÍLIA

 

09/11 – 10H TEATRO DE RUA                                     HALL DAS VARAS DE FAMÍLIA

 

12/11 – 15H FLAUTA ESPAÇO VIVA GENTE               ENTRADA PRINCIPAL DO FÓRUM

 

14/11 – 9H CORAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA          ENTRADA PRINCIPAL DO FÓRUM

 

14/11 – 15H30 CORAL ESPAÇO VIVA GENTE           HALL DA ENTRADA PRINCIPAL

 

Fonte: TJCE