A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil se reuniu, hoje (1º), com representantes das chapas registradas, para tratar de assuntos referentes ao dia do pleito geral da OAB-CE.

Um dos pontos tratados foi a contratação de advogados pagos pela chapas para trabalhar como fiscais no dia da eleição. A Comissão vedou esta ação por entender como compra de voto.

Além disso, de acordo com o Regimento Interno da OAB-CE, não é possível realizar festas, almoços, jantares antes, bem como distribuir botons, bonés e camisetas no dia do pleito. O presidente da Comissão Eleitoral, Aldemir Pessoa Júnior, justifica que a medida é para dar o equilíbrio entre os candidatos. Sobre esse aspecto todas as chapas foram favoráveis.

Segundo Aldemir, é possível contratar fiscais que não sejam advogados. Ficou definido que no dia da eleição será um fiscal para cada urna de cada chapa na hora da votação. Além de dois volantes para cada lado, perfazendo um total de quatro. Porém os fiscais não poderão integrar as chapas. Já no momento da apuração, serão dois fiscais por chapa em cada mesa que podem integrar as chapas. No total, serão 30 sessões, 60 mesários, 10 mesas apuradoras e 90 fiscais, sendo 12 volantes.

A Comissão eleitoral vedou o uso de aparelho celular nas sessões e no local da apuração dos votos, sob pena de imediata impugnação.

Sobre o acesso ao local de votação, em Fortaleza, que é o Centro de Eventos, ficou definido que as pessoas entrarão pelas pontas da esquerda e da direita. As urnas serão de um a 17 mil de um lado e de 17 mil a 28 mil do outro. Após a entrada passa-se pela primeira porta e, em seguida, haverá o vão onde estarão as sessões eleitorais e é o local onde chapas irão se dividir. Para o lugar do sufrágio só poderão ingressar os majoritários das chapas, os mesários, os fiscais e os eleitores.

As eleições acontecem no dia 19 de novembro, das 8h às 16h, no Centro de Eventos em Fortaleza, e nas subseções do interior.